AUTOTESTE DA COVID-19 - 18/01/2022 19:55

Anvisa deve aprovar uso de autoteste da Covid nesta quarta-feira

A testagem no Brasil está centrada em clínicas, farmácias e serviços públicos, que não estão conseguindo atender à demanda diante da circulação da variante Ômicron
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve aprovar nesta quarta-feira (19), o uso do autoteste da Covid-19 no Brasil.
O pedido foi feito pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (13), para que a agência libere o exame que pode ser feito em casa. Utilizado há meses em outros países, os autotestes são proibidos no país por causa de uma resolução da Anvisa de 2015.
De acordo com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, o autoteste pode desafogar as unidades de saúde. No entanto, o produto não deve ser comprado pelo SUS. 
A testagem no Brasil, atualmente, está centrada em clínicas, farmácias e serviços públicos, que não estão conseguindo atender à demanda diante da circulação da variante Ômicron.
Entidades científicas cobraram, na semana passada, uma política de testagem mais ampla do governo federal e a permissão do exame em casa. A procura pelos testes disparou com o avanço da contaminação na virada do ano.
- O Brasil é um país muito heterogêneo, de muitos contrastes. A alocação deste recurso para aquisição de autoteste, distribuir para a população em geral, pode não ter resultado da política pública que nós esperamos - disse o ministro no último dia 14.
Na proposta envidada à Anvisa, o ministério orienta que pacientes que detectaram a infecção pelo autoteste procurem atendimento em unidade de saúde ou teleatendimento para confirmar o diagnóstico e receber orientações.
Segundo a mesma nota, a autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19.
Técnicos da Anvisa também tentavam levar para a mesma reunião a votação sobre pedido de uso da Coronavac para o público de 3 a 17 anos. Mas a análise da diretoria deve ser feita em outra data, ainda nesta semana, pois alguns pareceres sobre a vacina estão sendo finalizados.



Fonte: Diário Catarinense
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...