RARIDADE - 06/02/2022 07:25

Asteroide troiano de mais de mil metros de diâmetro é descoberto na órbita da Terra

Corpo celeste é um dos mais antigos do Sistema Solar
A previsão é de que o 2020 XL5 fique na órbita terrestre por pelo menos quatro mil anos Nasa / Reprodução

Uma equipe internacional de astrônomos divulgou recentemente a descoberta de um asteroide de mais de mil metros de diâmetro que está seguindo a órbita da Terra. Denominado de 2020 XL5, o corpo celeste pertence a uma categoria rara, chamada de asteroide troiano.

De acordo com publicação divulgada pela revista Nature Communications, o 2020 XL5 é um asteroide troiano carbonáceo (rico em carbono) que se encontra entre os objetos mais antigos do Sistema Solar. Além disso, ele tem 1.180 metros de diâmetro e deve permanecer ao redor da Terra por pelo menos quatro mil anos, até que as oscilações em seu movimento aumentem de tal maneira que o expulsem da órbita terrestre para outras regiões do espaço.

Até hoje, este é o segundo asteroide troiano que foi detectado na órbita da Terra. O primeiro foi descoberto há mais de uma década e recebeu o nome de 2010 TK7. Ele mede 300 metros de diâmetro e permanecerá na órbita terrestre por um período aproximado de 15 mil anos. Os estudiosos já sabem da existência de milhares de outros corpos celestes deste tipo, mas que orbitam outros planetas.

Os asteroides troianos são aqueles que se movimentam em torno do Sol e compartilham a órbita de um planeta. Eles se movem próximos de pontos estáveis de equilíbrio gravitacional — conhecidos como pontos de Lagrange — e podem ficar localizados à frente ou atrás de um determinado planeta. A descoberta destes corpos celestes é importante porque fornece aos astrônomos informações sobre a origem do universo e dá pistas sobre a existência de outros asteroides deste tipo.

Fonte: Gaúcha ZH