fora do ar - 22/02/2022 09:58

Americanas diz que instabilidade nos sites pode gerar atrasos nas entregas de pedidos

Perfis das lojas Americanas, Submarino e Shoptime respondem aos clientes no Twitter que as compras recentes serão entregues, mas podem atrasar; não há previsão para normalização do serviço
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Respondendo usuários no Twitter, a Americanas informa que pedidos feitos no site devem atrasar — Foto: Reprodução
Com sites fora do ar desde o último domingo (20), a Americanas diz que a situação poderá prejudicar a entrega de compras, segundo postagem feita nos perfis oficiais do grupo no Twitter nesta segunda-feira (21). Além do site que leva o nome do grupo, estão inoperantes as páginas de Submarino e Shoptime.
Os sites da Americanas e Submarino saíram do ar há mais de 24 horas. O do Shoptime foi suspenso nesta segunda, por volta do meio-dia. A empresa diz que os motivos foram "questões de segurança", sem detalhar se houve um ataque hacker.
Os aplicativos das marcas também não estão funcionando normalmente. No app da Americanas e do Shoptime, há um aviso sobre o problema, já no aplicativo do Submarino a home da loja é carregada, mas não é possível acessar nenhum produto. As lojas físicas não foram afetadas, segundo a empresa.
As ações da Americanas caíram 6% nesta segunda, na Bovespa.
Sem poder acessar o site ou aplicativo das lojas, alguns usuários recorreram ao Twitter para terem informações sobre seus pedidos. Respondendo aos consumidores, o perfil oficial da Americanas informa que "todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos".
A Americanas também reforça que está usando "recursos técnicos e especialistas para normalizar [a situação] com segurança o mais rápido possível". Mas não há previsão de retomada.
O Procon Carioca e o de SP notificaram a Americanas para que dê explicações sobre prazos relacionados a arrependimento de compras, trocas ou consertos considerando o tempo em que as páginas ficarem fora do ar. As ações do grupo caíam durante o pregão desta segunda.
"Considerando que os e-commerces das Americanas são visitados diariamente por milhares de pessoas e com objetivo de apurar eventual violação aos direitos dos consumidores, o Procon Carioca instaurou a Averiguação Preliminar", explica o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa.
Fonte: G1
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