atração - 11/04/2022 09:21

“Gêmea” de Balneário Camboriú, maior roda gigante da América Latina é instalada em SP por grupo de SC

Para a montagem da estrutura, que terá mais de mil toneladas, será utilizado o maior guindaste rodoviário disponível no Brasil.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Roda gigante é instalada no parque Cândido Portinari (Foto: Reprodução)
Começou a montagem da “Roda São Paulo”, roda gigante com 90 metros de altura que será a maior da América Latina e ficará no parque Cândido Portinari, na capital paulista. A atração é instalada pela SPBW Entretenimento, empresa liderada pelo grupo catarinense Interparques Holding, que implantou e opera a roda gigante de Balneário Camboriú.
A empresa foi escolhida em um chamamento público do governo do estado de São Paulo, que avaliou projetos para revitalizar a área do Rio Pinheiros. A roda gigante está sendo instalada em uma área de 4,5 mil metros quadrados e deve ser inaugurada até junho. O parque Cândido Portinari fica ao lado do Parque Villa-Lobos, na zona Oeste da capital paulista.
Os rankings oficiais confirmam que a estrutura será a maior roda gigante da América Latina, superando as instalados em cidades como, Montreal, Cidade do México e Chicago. Cícero Fiedler, CEO da Interparques, diz que a atração terá 42 cabines, cada uma delas com capacidade para até 10 pessoas, e iluminação cênica para “interagir com a cidade”.
- A roda tem um design único, leve e sustentada por cabos ou estais especialmente pensados para se integrar à paisagem urbana – afirma.
Para a montagem da estrutura, que terá mais de mil toneladas, será utilizado o maior guindaste rodoviário disponível no Brasil. Cerca de 200 pessoas trabalham na instalação do equipamento.
Embora se trate de área pública, o contrato com o governo de São Paulo prevê que tanto a instalação, quanto a operação da roda gigante sejam 100% privadas. Para explorar o serviço, a empresa pagará ao Estado de São Paulo R$ 141 mil mensais ou 10% do valor do faturamento bruto – a maior cifra prevalece. Os valores serão transferidos à administração do parque. A holding também se comprometeu a apoiar um programa de inclusão social e educação ambiental para alunos de escolas públicas da região.
Além da roda gigante, o empreendimento terá uma área de convivência integrada ao parque Cândido Portinari, assinada pelo escritório Levisky Arquitetos Estratégia Urbana e pensada para atender a critérios de sustentabilidade – como pavimentos permeáveis e soluções de reuso de água – e de acessibilidade. Marcelo Mugnaini, diretor de operações da Roda São Paulo, diz que a estrutura será um marco no desenvolvimento urbano da região.
A expectativa é que a Roda São Paulo receba entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano.
Fonte: Dagmara Spautz/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...