Acidente Aéreo - 11/04/2022 21:30 (atualizado em 11/04/2022 21:43)

Autoridades argentinas ‘desistem’ e encerram buscas por avião desaparecido

Força-tarefa montada pela Empresa Argentina de Navegação Aérea foi oficialmente desmontada depois do sexto dia de buscas "sem nenhum sinal" da aeronave e dos ocupantes
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Foram encerradas as buscas ao avião Vans RV-10, ocupado por brasileiros e que desapareceu na última semana. O comunicado foi feito pela EANA (Empresa Argentina de Navegação Aérea), que emitiu uma nota oficial na noite desta segunda-feira (11).

Em nota a empresa menciona que “apesar dos esforços realizados, não foi possível encontrar nenhum rastro da aeronave e nem seus ocupantes”. Diante da “desistência” da EANA, o subcentro náutico da cidade de Comodoro Rivadavia será mantido em “estado de alerta”.

Foram seis dias de buscas intensas, segundo repassado no comunicado, pela terra, pelo mar e pelo ar. Apesar da mobilização das forças armadas argentinas, nada foi encontrado até aqui.

As más condições meteorológicas, apontadas como responsáveis pelo desaparecimento da aeronave, se mantiveram nos últimos dias. As intempéries, dessa forma, dificultaram os trabalhos de procura pela aeronave e: o empresário catarinense Toninho Ramos, o advogado Mário Pinho, que morava em Florianópolis, e o médico Gian Carlos Nercolini.

Relembre o caso

O trio de brasileiros desaparecidos saiu do aeroporto de El Calafate, Sul da Argentina, com destino a Trelew, na Patagônia a bordo de um avião modelo RV-1.0

Em voo, a aeronave teve seu último contato registrado com o CCA (Centro de Controle de Área) de Comodoro Rivadavia, por volta das 17h.

Após várias tentativas de comunicação, o CCA alertou o serviço de busca e salvamento e foi ativado o protocolo de busca da aeronave pela Eana.

As buscas começaram ainda em 6 de abril. “O SAR (Serviço de Busca e Salvamento) de Eana recebeu hoje um alerta de perda de contato de uma pequena aeronave”. No dia seguinte, as buscas continuaram e um avião Hércules KC-130 sobrevoou a área.

Também neste dia, a empresa soltou um comunicado à imprensa, resumindo o início da operação. O primeiro passo foi entrar em contato com o Centro de Controle da Missão Argentina, que relatou a não ativação do farol ELT da aeronave [quando ativado, o ELT transmite um sinal, que pode determinar o local de uma aeronave em situação de emergência].

“Desta forma, à tarde, em condições meteorológicas desfavoráveis, iniciou-se a mobilização”, explicou o comunicado. Inicialmente, atuaram forças da Prefeitura Naval Argentina com trabalho da Guarda Costeira e duas aeronaves. A defesa civil de Chubut atuou com apoio terrestre. À noite, mais um avião saiu do aeroporto de El Palomar [Buenos Aires] com destino à região.

“As operações aéreas, terrestres e marítimas coordenadas pelo SAR continuarão ininterruptamente em busca da aeronave enquanto as condições climáticas permitirem”, enfatizou a empresa no fecho do documento.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...