SÃO MIGUEL DO OESTE - 14/04/2022 08:03

SMO: Sessão da Câmara tem pedidos sobre parque, homenagem, audiência pública, faixas de pedestres e orientação a agricultores

Sessão ordinária foi ainda na terça-feira (12)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Ascom 

Durante a sessão ordinária de terça-feira (12) da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, vereadores apresentaram pedidos que tratam sobre instalação de parque infantil, homenagem a Mondaí, requerimento de audiência pública, pintura de faixas de pedestres e orientação a agricultores para operar sistema. Confira mais informações a seguir.

PARQUE E ACADEMIA

Vanirto Conrad (PDT) solicita à Administração Municipal que estude a viabilidade de instalar um parque infantil e uma academia popular no terreno pertencente à municipalidade localizado na Rua João Damian, no Bairro São Jorge. O vereador destaca que este é um pedido de moradores das proximidades. Ele cita que o terreno citado pertence ao município e está ocioso e tomado por matagais e árvores, estas que podem servir de sombra para o local. Por fim, afirma que a instalação de um parque e de uma academia proporcionarão momentos de lazer e convívio entre os moradores.

HOMENAGEM A MONDAÍ

Gilmar Baldissera (Gica – PP) parabeniza e homenageia os munícipes de Mondaí pelos 100 anos de colonização. O objetivo, segundo o vereador, é reconhecer os trabalhos dos desbravadores e pioneiros que fizeram história naquela cidade. Gica cita que muitos cidadãos de Mondaí “abriram clareiras, desmatando, abrindo estradas, construindo abrigo para seus familiares e recepcionando imigrantes em barracões das empresas colonizadoras”.

O vereador destaca ainda que a cidade de Mondaí foi porta de entrada para São Miguel do Oeste, e que até os dias atuais uma cidade contribui com a outra, tanto na economia como na educação. “Rendemos homenagem e reconhecemos a grande importância que o povo de Mondaí tem para com a região Extremo-Oeste de Santa Catarina”, destaca o vereador. A moção, subscrita pelos demais vereadores presentes, é destinada ao prefeito de Mondaí, Valdir Rubert.

COLETA DE LIXO

Maria Tereza Capra (PT) solicita a realização de audiência pública para tratar sobre serviços de coleta de lixo, periodicidade de recolhimento, formas de atribuição do valor cobrado, destinação dos resíduos, entre outros aspectos relacionados ao serviço. A vereadora justifica o pedido em razão das recentes alterações na forma de armazenamento e coleta do lixo orgânico e reciclável no perímetro urbano do município.

“Faz-se necessária uma discussão com a comunidade acerca da percepção dos munícipes sobre esse serviço, assim como a sua eficácia. Tendo presente ainda que a taxa paga pelo contribuinte leva em conta a metragem e a frequência do serviço executado pela empresa contratada, convém ouvir os cidadãos também sobre a regularidade com que são atendidos”, ressalta Capra.

FAIXA DE PEDESTRES

Vagner Passos (PSL) solicita ao Executivo que providencie a pintura de faixas de pedestres ao longo da Willy Barth. O vereador justifica que a via possui grande fluxo de veículos, o que dificulta a travessia de pedestres. Cita também que ao longo da avenida há vários estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmácias, empresas do ramo de veículos, restaurantes e outros. “Clientes encontram muitas dificuldades de acesso com segurança em vários pontos da Willy Barth, por haver poucas ou nenhuma faixa de pedestres”, justifica Passos. A indicação é destinada ao prefeito, ao secretário de Urbanismo e ao presidente do Cotrasmo.

ORIENTAÇÃO A AGRICULTORES

Paulo Drumm (PSD) solicita ao Executivo Municipal que designe um servidor municipal ou firme parceria com entidade com o objetivo de orientar os agricultores do município a prestar as informações na plataforma do eSocial. O vereador destaca que o eSocial é uma plataforma online do governo que unificou a entrega de informações obrigatórias da área trabalhista para empresas, outras pessoas jurídicas e para pessoas físicas.

A sugestão de Drumm considera que “os produtores rurais (pessoa física) estão obrigados a apresentar suas informações relacionadas a seus empregados e/ou sua comercialização da produção rural no eSocial, a partir dos fatos geradores desde julho de 2021, e que ainda existem muitas dúvidas de quando o produtor rural deverá informar as suas comercializações”. A indicação é destinada ao prefeito.


Fonte: Ascom/ Câmara de Vereadores
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...