Denúncia - 28/04/2022 08:28 (atualizado em 28/04/2022 08:37)

Ratos infestam cozinha em creche em Santa Catarina

Nas imagens, aparecem embalagens de ovo e outros alimentos roídas e ainda cocô do animal espalhados pelo fogão, chão e prateleiras do local
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Funcionária aponta as embalagens roídas e mostra os cocôs dos ratos espalhados (Foto: Facebook/ Reprodução)

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma infestação de ratos na cozinha de uma creche em Florianópolis, no Norte da Ilha. Nas imagens, aparecem embalagens de ovo e outros alimentos roídas e ainda cocô do animal espalhados pelo fogão, chão e prateleiras do local. O vídeo foi compartilhado na segunda-feira (25) e na quarta-feira (27) a prefeitura decidiu suspender as aulas.

O Núcleo de Educação Infantil Municipal Stella Maris Corrêa Carneiro, que fica em Ponta das Canas, atende 303 crianças no turno da tarde e noite. No vídeo, publicado em uma página da região, uma funcionária aponta as embalagens roídas e mostra os cocôs dos ratos espalhados pelo fogão, prateleiras e corredores. 

A legenda do vídeo diz que os vestígios se estendiam às salas de aula. O homem que grava as imagens fala que uma fiscal que veio pela manhã de segunda falou sobre a necessidade de interdição, mas disse não ter o poder de suspender as aulas no momento. 

"A fiscal deu o flagrante na quantidade absurda de vestígios de ratos pela cozinha, no acesso a creche e aos relatos de funcionários sobre fezes dos ratos nas salas de aula... E o que ela fez? Nada! Chegou avisando que precisava interditar a unidade de ensino e saiu apenas com uma autuação... Segundo ela, ordens dos superiores a ela", disse a publicação.

Já na quarta-feira (27), a prefeitura de Florianópolis divulgou uma nota de esclarecimento onde comunicou a suspensão das aulas até sexta-feira (29). Segundo o comunicado, veneno para rato já havia sido espalhado na última sexta-feira (22) e o local já tinha passado por pelos menos três desratizações ao longo de 2022. 

Nota da prefeitura na íntegra

"A Secretaria de Educação de Florianópolis decidiu suspender temporariamente o atendimento no Núcleo de Educação Infantil Municipal Stella Maris  Corrêa Carneiro, em Ponta das Canas. 
A suspensão é válida a partir do meio-dia desta quarta-feira e se estenderá até o fim do dia da próxima sexta-feira, 29 de abril.
 A medida é fundamental para que a Prefeitura da Capital faça novamente um trabalho de desratização no Neim sem que a saúde das crianças, familiares e profissionais seja prejudicada. 
As equipes da Prefeitura atuarão com uma força-tarefa junto à unidade educativa para resolver toda a problemática que vem ocorrendo nos últimos dias.
Já foi feita uma limpeza geral no pátio do núcleo de educação infantil.
Uma equipe da Comcap começou a roçagem num terreno baldio que fica nos fundos da unidade.
Todo o trabalho será acompanhado pela  Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Educação destaca que o Núcleo de Educação Infantil Stella Maris Corrêa Carneiro possui certificado de desratização e dedetização. 
Este ano, em janeiro, fevereiro e início de abril novamente o Neim passou por desratização com a colocação de iscas em vários pontos da unidade. 
No dia 22 de abril, na última sexta-feira,  como reforço foram instaladas iscas no terreno e no prédio assim como espalhado  um pó contaminante, longe do alcance das crianças."

Fonte: Hora de Santa Catarina
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...