VIVA BEM - 28/04/2022 11:09 (atualizado em 28/04/2022 11:17)

Como manter a saúde e segurança no trabalho

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Sidiane Falcade - Técnica em Segurança do Trabalho / Divulgação

O dia 28 de abril é marcado pelo dia mundial da segurança e saúde no trabalho devido a uma explosão em uma mina nos Estados Unidos que vitimou 78 mineiros, a partir de 2003 a Organização Internacional do Trabalho instituiu essa data em memória as vítimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Saiba mais:

Veja todas as matérias do Viva Bem

De acordo com o art. Da Lei no 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art.11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho’’

De acordo com o Observatório de Segurança e saúde no trabalho durante o ano de 2021 no Brasil cerca de 571.00 mil acidentes de trabalhos foram registrados. Em Santa Catarina foram 38.634 acidentes e está em 5º lugar no ranking nacional de acidentes de trabalho.

Como evitar acidentes de trabalho

O primeiro ponto a ser analisado para evitar os acidentes de trabalho é reconhecer as condições de trabalho e o local onde este é praticado. É preciso fazer visitas periódicas ao dia a dia de trabalho, isso vai facilitar a identificação de áreas de riscos e seguir todas as normas de segurança da empresa.

O  Mapa de Risco serve de apoio para  identificar o setor de trabalho e os riscos que os trabalhadores estão expostos e  que podem ocasionar prejuízos à saúde. É uma das ferramentas de prevenção de acidentes.

Conscientização

Separar um tempo para conscientização dos colaboradores da sua empresa sempre é válido. Os colaboradores precisam estar cientes dos riscos do trabalho e as formas de se proteger. 

Prevenir acidentes é pensar no futuro fazer do local de trabalho um ambiente saudável, é zelar pela vida e saúde dos colaboradores. O HRTGB apoia esse movimento.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
Técnica em Segurança do Trabalho - Sidiane Falcade – MTE SC 33472
Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333


Fonte: Ascom Hospital Regional
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...