ADESÃO À OTAN - 16/05/2022 13:19

Suécia solicitará adesão à Otan

Anúncio foi feito nesta segunda pela primeira-ministra Magdalena Andersson
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A Suécia solicitará sua adesão à Otan, anunciou nesta segunda-feira (16) a primeira-ministra, Magdalena Andersson, destacando que isto significa uma nova "era" para o país escandinavo. Conforme Magdalena, o governo decidiu informar a organização sobre a vontade de virar um membro da aliança. "Deixamos uma era para entrar em uma nova", disse a primeira-ministra.
Suécia e Finlândia anunciaram o desejo de apresentar as candidaturas de forma simultânea. "Esperamos que (a adesão) não demore mais de um ano", com a necessária ratificação pelos 30 membros da Aliança, declarou a chefe de Governo sueca.
Com esta decisão, os suecos seguem os passos da Finlândia, que anunciou nesse domingo (15), seu desejo de entrar para o Otan. A adesão dos dois países à aliança ocidental é uma reação à invasão da Ucrânia feita pela Rússia.
O país comandado por Vladimir Putin é radicalmente contra a entrada dos escandinavos na Otan, já que ficam geograficamente muito próximos do território russo. A Finlândia, por exemplo, tem fronteira de 1.340 quilômetros de extensão com a Rússia.
Nesta segunda, Serguei Riabkov, vice-ministro das Relações Exteriores russo, afirmou que seu país considera um erro a adesão de Finlândia e Suécia à Otan. "Um grave erro adicional, cujas consequências terão um longo alcance", declarou.
Fonte: Correio do Povo
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...