TECNOLOGIA - 14/06/2022 11:32

Google anuncia ferramentas de transparência para eleições e investimentos bilionários no Brasil

Durante o Google 4 Brazil, gigante da tecnologia anunciou ainda movimentação de R$ 104 bilhões em 2021
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Google anuncia ferramentas de transparência para eleições 2022(Foto: Fabrício Vitorino)
O Google anunciou nesta terça-feira (14) uma série de inovações, de olho nas Eleições 2022, que ocorrem em outubro. Além das mudanças e novidades sobre a política, a gigante de tecnologia também revelou, no evento anual Google 4 Brazil, que suas plataformas movimentaram mais de R$ 104 bilhões, somente no Brasil, em 2022.

Mais transparência sobre anunciantes
Uma das novidades mais aguardadas — e discutidas — é o Relatório de Transparência de Publicidade Política, que vai incluir informações sobre qualquer anúncio nas plataformas do Google, que mencione candidatos a cargos ferderais, partidos políticos e governantes eleitos, mesmo que não haja pedido de voto. 
Além do Brasil, outros oito territórios do mundo já contam com a iniciativa: Austrália, Estados Unidos, Índia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido, Taiwan e União Europeia.
— O Relatório de Transparência é mais uma ferramenta para garantir acesso a informações que permitam aos cidadãos saber quem está fazendo campanhas de publicidade com o Google — explica Marcelo Lacerda, diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil.
O Relatório estará disponível em uma página especial sobre publicidade eleitoral, em todas as plataformas do Google, que será atualizada constantemente. A página será alimentada pelas plataformas da empresa, como o Google Ads e o Display & Video 360. 
Vale lembrar que, para o Google, anúncios que divulgam produtos e serviços, incluindo material político promocional, como camisetas, não estão contempladas na iniciativa.
Num primeiro momento, apenas a publicidade no nível federal estará no relatório. E a página vai informar anúncios exibidos — e também aqueles que forma removidos por violações nas políticas do Google. O relatório vai ter uma caixa de busca, que permite pesquisar anúncios e anunciantes por país, horário e formato, além de número de exibições, valor investido e, por fim, visualizar as imagens.

Dentro do Brasil, Google movimenta PIB de um país
Os números econômicos do Google impressionam. Segundo relatório de impacto econômico, produzido pela consultoria AlphaBeta, as plataformas da empresa — Busca, Ads, AdSense, PlayStore e YouTube — movimentaram R$ 104,5 bilhões no Brasil, somente em 2021. 
Para efeito de comparação, o número equivale a um terço do PIB de Santa Catarina (R$ 323 bilhões em 2021), é maior que o PIB de 12 estados brasileiros e comparável ao PIB do Paraguai (cerca de US$ 33 milhões).
Um dos números mais importantes do Relatório de Impacto Econômico do Google é, sem dúvida, a receita que os desenvolvedores de aplicativos conseguiram com a Play Store. Em 2021, esse valor chegou a R$ 1.3 bilhão. Outro dado importante é a conexão de empresas e potenciais consumidores — segundo o Google, esse número chegou a 375 milhões “matches” entre empresas e clientes, envolvendo 10 milhões de negócios brasileiros.
Investimento bilionário, novo escritório e novo Centro de Engenharia
O Brasil é um dos cinco principais mercados para o Google no mundo. Segundo pesquisa recente da consultoria Kantar, oito em cada 10 brasileiros, de todas as classes sociais, usam os serviços da empresa diariamente. Ou seja, nove dos produtos do Google, com mais de 1 bilhão de usuários no planeta, têm foco no Brasil (busca, Android, Google Chrome, YouTube, PlayStore, Google Fotos, Maps, Drive e Gmail).
De olho nesse mercado, a gigante dos EUA anunciou investimento de R$ 1,6 bilhão no Brasil no setor de cloud. O objetivo é dobrar seus times de tecnologia até 2023 — quando, aliás, o Google anunciou que irá inaugurar um novo escritório em São Paulo, no edifício Corporate Towers, na avenida Juscelino Kubitschek.
Além do investimento em Cloud e na nova sede, o Google também anunciou um novo Centro de Engenharia, a ser inaugurado na capital paulista. A nova sede ficará no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e terá 7 mil metros quadrados, com capacidade para até 400 pessoas, que vão trabalhar em diversas áreas técnicas.
Fonte: DC
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