EFEITOS COLATERAIS - 15/06/2022 08:44

Guerra na Ucrânia provoca encarecimento da matéria prima para 71% das indústrias de SC

Apenas 24,3% dos industriais catarinenses acreditam que a normalização da oferta de insumos e matérias-primas acontecerá em 2023
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Encarecimento da matéria-prima afeta 71% das empresas industriais de Santa Catarina – Foto: Renan Medeiros/Secom/Divulgação
A Guerra entre Rússia e Ucrânia já provocou aumento dos custos com insumos e matérias-primas em 70,7% das empresas industriais e da construção de Santa Catarina.
De acordo com a Sondagem Especial realizada pelo Observatório Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e pela CNI (Confederação  Nacional da Indústria), 52,1% das empresas sentiram aumento acima do esperado no preço dos insumos importados.
A Rússia é considerada uma das principais fornecedoras mundiais de diversas commodities industriais e vem sofrendo com sanções econômicas que acabam contribuindo para o encarecimento das importações.
“Esse quadro afeta diretamente a produção industrial catarinense, que é dependente de insumos industriais do restante do país e do exterior”, alerta o Observatório Fiesc.
Por conta disso, as 38,6% das empresas catarinenses declararam que estão analisando as estratégias de aquisição de matérias-primas no Brasil e 30% procuram novos fornecedores no exterior.
Expectativa de normalização
Ainda conforme a Sondagem Especial, apenas 24,3% dos industriais catarinenses acreditam que a normalização da oferta de insumos e matérias-primas acontecerá em 2023. Por outro lado, 21,4% dos consultados acreditam que ocorrerá no 3º trimestre de 2022.
O encarecimento dos preços dos insumos representam o maior impacto para 65,8% dos entrevistados. Em seguida, 50% relataram aumento no custo de energia (diesel, óleo combustível, gás, carvão).
Outros 39,5% relataram dificuldade logística no transporte, por exempli, falta de navios/contêineres ou aumento do preço dos fretes.
Ainda de acordo com o Observatório Fiesc, a queda na produção industrial, em virtude da constante pressão no preço dos insumos e matérias-primas, está sendo percebida em outros estados brasileiros mais industrializados.
Além disso, a desaceleração da economia chinesa e o aperto monetário mundial também contribuem para as dificuldades no setor industrial.

Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...