Gastronomia - 07/07/2022 09:16

Dia Mundial do Chocolate: consumo do doce de forma moderada é benéfico para a saúde

Em alusão às comemorações, nutricionista dá dicas de como consumir a sobremesa de forma correta, sem exceder as quantidades do alimento que nosso corpo necessita
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Chocolate é um dos doces mais consumidos e amados em todo o mundo — Foto: Pexels/Reprodução/

Neste 7 de julho comemora-se o Dia Mundial do Chocolate. Seja ele ao leite, amargo ou branco, com certeza você conhece alguém obcecado pela iguaria derivada do cacau.

O alimento é uma das bases mais comuns da culinária, que se consumido de forma moderada, faz muito bem à saúde! Mas você sabe o porquê disso?

O doce é feito por meio de uma massa das amêndoas do cacau e da manteiga extraídas da fruta, após serem processadas, misturadas com alguns ingredientes, como o açúcar – às vezes até mesmo com o leite em pó. Variedades, neste caso, não faltam para agradar o paladar de todos.

O chocolate em si, apresenta ainda minerais como cálcio, magnésio e potássio, além das vitaminas A e E, explica a nutricionista Aline Nataly Soares Vital. A composição dele é também recheada de substâncias associadas pela medicina às sensações de bem-estar.

Mas não para por aí! “Os compostos antioxidantes que também estão presentes no chocolate são associados à redução na pressão arterial, efeito protetor das artérias e melhora do fluxo sanguíneo”. Com isso, o doce que tanto amamos é beneficial para a saúde.

Entretanto, para isso, é necessário comer o tipo certo de chocolate, pois é no cacau que estão presentes as propriedades que auxiliam na saúde e previnem doenças, destaca Aline, que também é professora do curso de Nutrição da UniFTC Juazeiro.

“Quanto mais amargo, mais o teor de cacau presente, e menor a quantidade de açúcar”, diz.

“Já o chocolate branco e ao leite, apresentam menor quantidade de cacau, maior quantidade de gorduras e de açúcares. Outro aspecto importante é a quantidade. O fato de apresentar benefícios à saúde não significa que o seu consumo deve ser exagerado”, ressalta a nutricionista.

É justamente o consumo equilibrado que permite a inclusão dessa delícia em uma alimentação com estilo de vida saudável, completa a especialista.

E em caso de restrições alimentares?

“Pessoas sensíveis ou intolerantes à qualquer substância da sua composição precisam estar atentas a possíveis restrições, para que seja feita a escolha do tipo mais adequado. Por isso, converse antes com o seu nutricionista e desfrute do delicioso sabor da sobremesa”, conclui.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...