CLIMA - 08/08/2022 13:47

Vídeo: Defesa Civil de SC espera 200 mm de chuva e alerta para inundação

Órgão emitiu alerta para chuva volumosa a partir desta terça-feira (9) em quatro regiões do estado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta, nesta manhã de segunda-feira (8), para o expressivo volume de chuva esperado entre terça (9) e quarta-feira (10) em quatro regiões do estado.

Nas regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul são esperados os maiores volumes de chuva, que ficam acima de 100 milímetros, podendo alcançar até 200 milímetros.

De acordo com a Defesa Civil, devido à precipitação já registrada ao longo do último fim de semana nestas, há possibilidade dos principais rios destas regiões atingirem níveis de atenção para inundações. As cheias podem ser intensificadas nas áreas costeiras devido à influência da maré.

As demais áreas do estado apresentam níveis de observação, com destaque para a região da bacia hidrográfica do Rio Uruguai, principalmente no Planalto Sul. A Defesa Civil não descarta a possibilidade de inundações pontuais em praticamente todas as bacias hidrográficas do Estado, sobretudo em pequenos rios, em função de chuvas volumosas em curtos intervalos de tempo.

“A equipe de monitoramento e alerta segue acompanhando as mudanças nas condições, trazendo novas informações, frente a evolução do evento”, diz a nota do órgão divulgada às 10h.

O órgão orienta que qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Alerta de estragos em SC

A passagem de um ciclone extratropical com risco de destruição coloca Santa Catarina em alerta nesta semana.  Os avisos meteorológicos já estão no ar e pedem atenção à população. Ao ND+, a meteorologista da Defesa Civil, Ana Luiza Dors Wilke, que explicou como o fenômeno vai impactar o Estado.

“Em resumo, teremos a atuação de um ciclone extratropical que deve estar formado já na terça e irá causar muita chuva até quinta-feira no Estado”, alertou.


Ventos de até 100 km/h

Além das chuvas, Santa Catarina também terá ventos intensos em função do mesmo sistema. Na quarta à tarde, por exemplo, as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h em áreas da Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí.

O mar também ficará bem agitado, com condição para ressaca e alagamentos costeiros entre quarta e sexta-feira. “Destaque também para a quarta quando o mar deve ter ondas de até 4 m com picos de até 5m da grande Florianópolis ao Litoral Norte, principalmente”, complementou Ana Luiza Dors Wilke.

Os meteorologistas da Defesa Civil estão monitorando os modelos e, ao  longo da semana, irão atualizar os avisos.

Temperaturas

O amanhecer terá temperaturas mínimas perto dos 8°C na Serra, de 13°C a 16°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 11°C a 14°C nas demais regiões.

À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Grande Oeste, 16°C no Planalto Sul e variam de 15°C a 19°C nas demais áreas. Ventos com direção variando de leste a Sudeste/Sul, com fraca a moderada intensidade.

Em Joinville, Norte do Estado, por exemplo, a segunda será chuvosa e a previsão é de que as temperaturas fiquem entre 14°C e 18°C.

Rajadas de ventos ocasionais, podendo chegar aos 60 km/h, no litoral e áreas próximas, ocasionando um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

Granizo no Oeste de SC

Um forte temporal de granizo atingiu mais de 40 casas, empresas e plantações nos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia, São Domingos e Vargeão, no início da tarde deste domingo (7). Equipes da Defesa Civil apresentaram o levantamento dos danos na região do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

Em Abelardo Luz, a informação da Defesa Civil é de que 12 residências foram atingidas, além de danos a agricultura em plantações de hortaliças. O temporal foi registrado na linha São Jorge, Capão Grande, e assentamento 25 de Maio.

No município de Passos Maia, conforme a Defesa Civil, 15 residências, três empresas e um comércio, foram afetados. O registro foi nos bairros Centro, Coab, Cancelli, loteamento Nilde Bresciani e na comunidade Tozzo.

Já em Vargeão foram 14 residências afetadas e três galpões de garagem no interior do município. Os locais atingidos são as linhas Mendes, Gramas, parte São Braz e Copinha.

O município de São Domingos teve granizo fino e não apresentou registro de danos. As pedras caíram na linha Manfroi. As equipes da Defesa Civil continuam o levantamento nos municípios de Passos Maia. O órgão informou que foram entregues lonas para as famílias atingidas.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...