Saúde - 20/08/2022 08:56

Chapecó confirma primeira infecção de varíola dos macacos da cidade; SC contabiliza 44 casos

A Vigilância Epidemiológica de Chapecó confirmou no final da tarde desta sexta-feira o primeiro caso. Santa Catarina tem agora 44 casos da doença
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Homem de 42 anos foi o primeiro caso da doença confirmado em Chapecó – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/

Chapecó registrou nesta sexta-feira (19) o primeiro caso de varíola dos macacos da cidade. A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica de Chapecó. Com o caso, Santa Catarina conta com 44 pessoas confirmadas com a doença.  
Segundo informação da Vigilância, o caso confirmado é de um homem de 42 anos, que esteve no litoral do Estado e, no retorno, começou a apresentar alguns sintomas da doença.
O paciente chegou a ser internado no Hospital Regional do Oeste, mas teve alta e passa bem. A família e os amigos estão sendo monitorados.
Além do caso confirmado, a cidade concentra outros sete casos suspeitos e dois descartados para a doença.
A orientação da Secretaria de Saúde de Chapecó é para que as pessoas fiquem atentas a sintomas como lesões na pele. Nestes casos, a orientação é buscar as unidades de saúde do bairro ou, nos finais de semana, a UPA da Avenida Sete de Setembro ou o Pronto Atendimento da Efapi.
Caso suspeito
Segundo a divulgação do município, será considerado caso suspeito na cidade as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas:
- Início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva de varíola dos macacos (as bolinhas/feridas da doença);
- lesões profundas e bem circunscritas, muitas vezes com umbilicação central e progressão da lesão através de estágios sequenciais específicos (bolinhas mais escuras da doenças)
- máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral);
- Proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento) e/ou edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...