PIONEIRO - 20/08/2022 09:57

Município de Criciúma se torna pioneiro na aplicação de injeções intravítreas em SC

Anteriormente, o medicamento não era contemplado pelo SUS, apenas por via judicial e aplicado em Florianópolis
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Criciúma se tornou a primeira cidade de Santa Catarina a receber credenciamento para a aplicação de injeções intravítreas, usadas no tratamento de doenças da retina.
Anteriormente, o medicamento não era contemplado pelo SUS, apenas por via judicial e aplicado em Florianópolis. Agora o procedimento passará a ser custeado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.
Os prestadores devem disponibilizar o medicamento e a aplicação para pacientes de toda a região Macrosul (Amrec, Amesc e Amurel), garantindo o acesso ao tratamento de forma integral.
Segundo a gerente de controle, avaliação e auditoria, Rubia Bresciani, cerca de 150 pacientes da região Sul aguardam o medicamento, sendo em média 50 de Criciúma.
“O paciente levava em média 120 dias para ter acesso ao tratamento por via judicial. Agora o processo se dará em tempo hábil para toda a região”, afirmou.
O agendamento dos pacientes contemplados nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde já está sendo realizado via Sisreg (Sistema Nacional de Regulação), por meio da central de Criciúma.
Na última quarta-feira (17), 13 pacientes foram chamados e já realizaram o procedimento. A aplicação é feita em clínicas credenciadas pela Secretaria de Saúde do município, através de contrato entre o fundo municipal e o prestador de serviço.
Sobre o procedimento
A injeção intravítrea visa a aplicação de um medicamento no vítreo, região responsável por manter a retina posicionada, e evitar o deslocamento da massa gelatinosa que preenche o globo ocular.
Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...