SAÚDE - 04/09/2022 16:18

SC confirma 19 casos de varíola dos macacos em três dias

Vírus já infectou 122 pessoas no Estado e casos continuam aumentando nas últimas semanas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Desde a última sexta-feira (2), Santa Catarina já confirmou 19 novos casos de varíola dos macacos. Na ocasião, eram 103 casos confirmados da doença. Neste domingo (4), já são 122 pessoas infectadas no Estado, conforme informações da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina).

Além dos casos confirmados, há outros 352 em investigação, que estão aguardando resultados dos exames, por exemplo.

Florianópolis tem quase metade dos casos estaduais de varíola dos macacos. Já são 48 pessoas confirmadas com a doença na Capital. Foi a cidade que na última semana enviou um resultado errado do exame para um homem que, por 24h, achava que não tinha a doença, quando na verdade estava infectado.

Casos no Brasil

De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), o Brasil continua sendo o 3º país do mundo com mais casos de varíola dos macacos.

São 5.379 brasileiros confirmados com a doença até o último sábado (3), segundo o Ministério da Saúde. O número de casos está atrás apenas da Espanha (6.543) e dos Estados Unidos (19.961).

Dos casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, 3.107 estão em São Paulo, estado com mais pessoas infectadas.

Primeiro caso confirmado em presídio

O primeiro caso de varíola dos macacos dentro de um presídio brasileiro foi confirmado nesta sexta-feira (2). As informações foram divulgadas pela Seap (Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro). A paciente está isolada e recebendo medicação. A identidade da mulher não foi divulgada.

Outros seis casos suspeitos foram identificados no local. Segundo a pasta, equipes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional estão vistoriando celas para buscar possíveis casos da doença.

A secretaria informou, ainda, que os protocolos de vigilância sanitária foram ativados e os servidores da unidade prisional receberam orientações sobre as medidas de prevenção.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...