JUSTIÇA - 13/09/2022 20:01

Motorista embriagado que matou adolescente é condenado em Chapecó

Crime ocorreu em novembro de 2021 e julgamento ocorreu nesta terça-feira (13)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Júri popular ocorreu nesta terça-feira (13). – Foto: TJSC/Divulgação

Após mais de nove horas de trabalhos, foi definida a condenação do motorista de 26 anos por atropelar e matar o adolescente Francisco Dalla Costa, na época com 16 anos, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O júri popular ocorreu nesta terça-feira (13) no Fórum da Comarca do município.

O homem acusado de homicídio e tentativa de homicídio, ambos triplamente qualificados, foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão, em regime fechado. Ele dirigia embriagado quando atropelou um grupo de jovens, propositalmente.

Francisco adolescente morreu e outro teve ferimentos na boca, sem risco de morte. Ambos tinham 16 anos no dia do acidente. Em meio à comoção, ordeiramente, familiares e amigos – que lotaram o plenário desde o início da manhã – manifestaram alívio com o resultado do júri.

Uma testemunha foi ouvida presencialmente. No interrogatório, o réu pediu desculpas. Depois das apresentações de acusação e defesa, houve réplica e tréplica. O conselho de sentença, formado por sorteio por cinco homens e duas mulheres, admitiu as qualificadoras de motivo torpe, perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima, tanto para o crime de homicídio quanto para a tentativa de homicídio.

O motorista, de 26 anos, também foi sentenciado a seis meses de detenção por direção de veículo automotor sob influência de álcool. Ele estava preso preventivamente desde o dia seguinte ao acidente e assim permanecerá já que teve negado o direito de recorrer em liberdade. O processo tramita em segredo de justiça.

Relembre o caso

Francisco e outro adolescente, também de 16 anos, foram atropelados na madrugada do dia 20 de novembro de 2021. Francisco teve morte cerebral, já o outro adolescente recebeu alta após ficar um dia internado no HRO (Hospital Regional do Oeste).

Conforme apurou a investigação da Polícia Civil, momentos antes do atropelamento, o motorista teria se envolvido em uma briga por ciúmes durante uma festa em um clube. Segundo declaração do delegado que investiga o caso, Thiago de Oliveira, na época do atropelamento, testemunhas disseram que ele estava sob o efeito de bebida alcoólica e drogas.

“Testemunhas relataram que ele bebeu muito e também foi visto usando droga, ocasião em que teria iniciado uma discussão porque alguém supostamente olhou para sua namorada. Em decorrência disso foi desferir um soco em um dos aniversariantes, porém acertou o pai deste, iniciando uma confusão generalizada”, relatou Oliveira.

Em seguida, por volta das 3h, o suspeito deixou a festa em um carro Renault/Sandero de cor prata. Antes disso, segundo a investigação, deu um chute no veículo da mãe do aniversariante, quebrando o para-choque, e depois entrou no seu próprio carro para fugir.

“O suspeito teria tentado atropelar outras pessoas ainda nas dependências da festa, quando então teria mencionado que sairia atropelando “todo mundo”, e que sairia para buscar uma arma, pois “mataria todo mundo”, detalhou Oliveira.

Naquele momento, sete jovens caminhavam na lateral da rua em direção à mesma festa quando foram surpreendidos pelo veículo. “Ele entrou na contramão repentinamente e atropelou os jovens. Alguns conseguiram fugir, mas os dois de 16 anos foram atingidos”, complementou o delegado. “O veículo utilizado para a prática da infração penal em nenhum momento tentou a frenagem, nem antes e nem após atingir as vítimas.”

O motorista estava sozinho no carro e fugiu sem prestar socorro às vítimas. O homem se apresentou com advogado na Delegacia de Polícia Civil neste domingo (21). Em seu depoimento, conforme a polícia, alegou que “as pessoas entraram no meio da pista, não viu e fugiu após ter ficado com medo.”

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...