TRABALHOS DO SETOR - 19/09/2022 09:39 (atualizado em 19/09/2022 10:00)

Maravilha possui mais de um veículo por habitante, aponta Diretor de Trânsito

Semana Nacional do Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) apontam quase 24 mil veículos em circulação em Maravilha. Porém, de acordo com o Diretor de Trânsito, Cleber Pertussatti, há indícios de que esse número seja maior, somando em média 1,5 veículo por habitante. 
Ele destaca que muitos acidentes são causados por imprudência, agravados pelo estresse das pessoas no trânsito. “Há inclusive situações de abuso, pessoas que não respeitam e se prevalecem. Sem contar que o uso do celular não é um problema só para os motoristas, mas também para os pedestres, que caminham sem olhar para o lado e podem causar acidentes”, diz.
Pertussatti afirma que diversas melhorias foram colocadas em prática nos últimos meses, mas muitas intervenções ainda precisam ser feitas, o que demanda tempo e estudo. “O trânsito não pode ser trabalhado de forma isolada, pois assim vamos resolver o problema de um lugar e gerar transtorno em outro”, esclarece. 
Foto: Camilla Constantin/ O Líder

AÇÕES 
Em razão da Semana Nacional do Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, acompanhe a seguir os principais trabalhos do setor.
ATENDIMENTOS: O Departamento de Trânsito de Maravilha soma cerca de 30 atendimentos diários.
FAIXAS ELEVADAS: Foi realizada a implantação de faixas elevadas na frente das escolas, proporcionando maior segurança para a comunidade escolar.
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
ESTACIONAMENTOS:  Os cinco estacionamentos do projeto Vagas Livres Vendem Mais, inaugurados até o momento, somam mais de 200 vagas. A iniciativa é da CDL e Associação Empresarial, em parceria com a Prefeitura.
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
CONSELHO DE TRÂNSITO: A criação do Conselho Municipal de Trânsito, no último ano, é avaliada positivamente por Cleber Pertussatti. Ele explica que grande parte das decisões são tomadas com base no entendimento dos membros do conselho, que conta com representantes da CDL, Polícia Militar, Educação, sociedade civil, Conselho Municipal de Segurança, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e clubes de serviço. “É a voz da sociedade”, avalia.
SINALIZAÇÃO: Em um ano, em média, foram feitos cerca de 20 mil metros quadrados de sinalização horizontal (pintura). Além disso, foram colocadas mais de 500 placas, no Centro e nos bairros.
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
VAGAS RÁPIDAS: Após testes, foram criadas vagas rápidas, até mesmo em alguns locais de carga e descarga.  O Diretor de Trânsito afirma que a iniciativa promove maior rotatividade e aproveitamento dos espaços. Ele lembra que na frente das farmácias também existem vagas rápidas, onde todos podem estacionar. “Muitos não sabem, mas essas vagas não são exclusivas para os clientes das farmácias. Também são vagas rápidas, de até 15 minutos, como qualquer outra”, diz.
SEMÁFOROS: Após reclamações de motoristas alegando que os semáforos em alguns locais não são eficazes e travam o fluxo de veículos, mudanças estão sendo previstas. Nos semáforos da Avenida Sete de Setembro, nas proximidades da Magazine Luiza e do Restaurante Zatt, serão colocadas rotatórias experimentais. Será feita análise do andamento do trânsito com as mudanças, para então realizar a substituição de forma definitiva. 
Já na Avenida Anita Garibaldi, esquina com a Rua Prefeito Albino Cerutti Cella, foi optado por uma plataforma elevatória, em razão da circulação de veículos pesados no local. 
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
MÃO ÚNICA: A Rua 13, ao lado do Centro Educacional Mundo Infantil (Caic), será transformada em mão única. Segundo Pertussatti, a via recebe diariamente veículos de transporte escolar e não comporta mão dupla e estacionamento. A alteração será até a Rua 8, evitando transtornos e possíveis acidentes. 


TRABALHO NAS ESCOLAS
Foto: Divulgação
De 8 a 23 de agosto foram realizadas mais de 40 palestras nas escolas, com cerca de 6 mil alunos participantes. O objetivo principal foi repassar a importância de respeitar o trânsito, não pela existência de atos punitivos, mas por empatia. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Educação, Bombeiros e Polícia Militar. 
Na segunda fase da atividade, os alunos foram divididos em quatro categorias para fazer trabalhos relativos ao tema: 3° e 4° ano do fundamental (desenho); 5° e 6° ano (slogan); 7°, 8° e 9° ano (poesia); Ensino Médio (redação).
Os dois melhores de cada categoria vão para a fase municipal, somando 64 trabalhos. Destes, os três melhores de cada categoria receberão troféu e premiação. O evento está marcado para o dia 22 de setembro, na Câmara de Vereadores, às 19h. “Foi um projeto bem elaborado, com o objetivo de ter continuidade nos próximos anos. É notável que as crianças já prestam atenção ao que acontece no trânsito e até mesmo alertam os pais, principalmente em relação ao uso de celular ou falta de cinto de segurança”, destaca Pertussatti.

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...