Imbituba - 23/09/2022 13:33 (atualizado em 23/09/2022 13:37)

‘Caixa misteriosa’ da Segunda Guerra Mundial aparece em praia de SC

Segundo o projeto, este foi o primeiro registro do exemplar no Estado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
'Caixa misteriosa' da Segunda Guerra Mundial aparece em praia de SC - PMP-BS/Divulgação/

O técnico de monitoramento Leonardo Ferreira Rosa e o monitor de campo Marcio Flor encontraram nesta semana uma “caixa misteriosa” na Praia da Vila, em Imbituba, no Sul catarinense. O objeto foi achado durante rotina de fiscalização dos profissionais. Eles integram o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos).

No Brasil, desde 2018, se fala sobre essas “caixas misteriosas” que aparecem no litoral, mas, na verdade, se tratam de fardos de borracha. Segundo estudos, esses materiais são pertencentes a navios afundados durante a Segunda Guerra Mundial.

Alguns fardos, inclusive, seriam de um navio nazista e ficaram submergidos por 79 anos. Os especialistas acreditam que eram utilizados por soldados alemães como estratégia ofensiva nos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o PMB-PS, o fardo encontrado em Santa Catarina foi o primeiro a ser registrado no Estado e, após consultas a especialistas e a documentos, confirmou-se que é o mesmo modelo achado em outras regiões do Brasil.

Sendo assim, o novo registro amplia a área de ocorrência dos fardos na costa brasileira, já que a primeira aparição foi em 2018 lá no litoral do Nordeste. Em 2021, apareceram também diversos exemplares na Bahia, Sergipe e Alagoas.

Segundo estudos de pesquisadores da UFC e UFAL (Universidades Federais do Ceará e Alagoas, respectivamente), os fardos encontrados na região seriam de um navio nazista, o MV Weserland.

Este ano, os objetos também apareceram, pela primeira vez, em São Paulo, na praia de Itanhaém. O de Santa Catarina seria o segundo registrado em 2022 no Brasil. Conforme PMB-PS, o exemplar, por enquanto, ficará guardado na unidade do projeto, em Laguna.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...