Atendimentos são realizados na Casa da Cidadania (Foto: Camilla Constantin/ O Líder)
Neste mês a Comissão de Imigração completou um ano de atuação no município. A responsável, Sandra Ines Mallmann, destaca que no início dos trabalhos um levantamento feito pelas agentes de saúde apontou que mais de 130 pessoas de outras nacionalidades residiam em Maravilha, mas que atualmente esse número triplicou, somando mais de 300 atendidos. “Sem contar que esse número é maior, já que muitos ainda não vieram procurar o serviço. Um novo levantamento deve ser feito para atualização dos dados”, esclarece.
A comissão, formada com o objetivo de agilizar a preparação de documentos para renovação de permanência no Brasil, também auxilia na questão de direcionamento de emprego. Atualmente, são atendidas pessoas vindas do Haiti, Argentina, Cuba, Senegal, Filipinas, Paraguai, Colômbia e Venezuela.
Ines esclarece que esse é um trabalho inicial, mas que estão evoluindo para um atendimento cada vez mais eficaz, por meio de aprendizados constantes. “Quando eles vêm a primeira vez, são exigidas as vacinas e a transferência de endereço do Cartão SUS. O foco é a prevenção de doenças, garantindo a saúde de todos. Afinal, saúde é universal. Somente depois seguimos com os documentos, lembrando que a prioridade é para quem precisa entrar no mercado de trabalho para garantir o sustento da família”, explica.
ATENDIMENTOS
Dias: Terças, quartas e quintas
Horários: Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Local: Avenida Araucária, 736, Edifício Belluno, na Casa da Cidadania
Telefone: 49 3664 3577 - Ramal 684
Email: [email protected].