Previsão do Tempo - 30/09/2022 14:18

Neve, La Niña e ciclones extratropicais: veja previsão para o trimestre em SC

A primavera é uma estação de transição e ainda guarda algumas surpresas para este quarto trimestre, segunda a Defesa Civil estadual
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A primavera começou com frio e registro inusitado de neve em Santa Catarina. O fenômeno, característico de inverno, é considerado o evento mais atípico para a época. Porém, a primavera é uma estação de transição e ainda guarda algumas surpresas para este quarto trimestre, diz a Defesa Civil.

Durante a primavera em Santa Catarina, é comum observarmos fenômenos característicos do inverno e verão. Entretanto, os sistemas meteorológicos mais comuns para o período são os temporais.

Ocorrendo de forma isolada, os temporais no estado são resultantes de uma combinação entre áreas de baixa pressão, presença de umidade e aquecimento diurno.

Em termos de temperatura, os dias costumam ser marcados por uma grande amplitude térmica, com sensação de frio ao amanhecer e temperaturas elevadas no período da tarde.

Chuva e baixas temperaturas

A expectativa para o trimestre é que as chuvas fiquem dentro da normalidade entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, deve chover abaixo da média climatológica, muito por influência do fenômeno La Niña, que segue ativo no oceano Pacífico equatorial.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) o mês de outubro terá um possível impacto no início da safra de grãos 2022/2023. Nas diferentes regiões produtoras, como as áreas do Matopiba, a falta de chuva poderá reduzir ainda mais os níveis de água no solo, podendo ocorrer um leve atraso no plantio das culturas, como a soja.

Com relação às temperaturas, neste início de primavera os eventos de frio devem acontecer de forma esporádica e por um curto período, tendendo a deixar de ocorrer conforme se aproxima o verão.

A previsão para as temperaturas catarinenses é que fiquem abaixo da normalidade entre outubro e novembro, enquanto em dezembro os termômetros devem ficar próximos à média.

VÍDEO: confira a previsão do tempo para esta sexta-feira

Sexta de chuva

Nesta sexta-feira (30), o avanço de uma área de baixa pressão atmosférica pelo sul, provoca chuva e trovoadas em todo o estado. Entre o Extremo e Meio-Oeste, a chuva é melhor distribuída, enquanto que dos planaltos ao litoral deve ocorrer em forma de pancadas mais isoladas.

As temperaturas no amanhecer variam de 7ºC a 10º entre os planaltos e áreas mais elevados do Meio-Oeste, Alto Vale e Grande Florianópolis serrana e de 12 °C a 15°C nas demais regiões;

Já a tarde, as máximas chegam aos 20°C no Litoral Sul, ficam entre 12°C e 15°C nos planaltos e áreas mais elevadas e oscilam entre 16°C e 18°C nas demais regiões.

Sábado

No sábado (1º) a área de baixa pressão e demais instabilidades se afastam para o mar, deixando o tempo com sol entre nuvens em boa parte de Santa Catarina. No litoral e Vale do Itajaí, há chances de chuvas fracas e isoladas ao longo do dia devido a umidade.

A temperaturas mínimas ficam entre 8ºC e 12ºC entre os planaltos e Meio-Oeste e variam entre 13°C a 17°C nas demais regiões, A tarde as máximas oscilam entre 20°C e 24°C em praticamente todo o estado, podendo superar os 26°C no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí.

Sol em algumas regiões

Já no domingo (2), uma área de alta pressão atmosférica passa a influenciar o tempo em Santa Catarina, fazendo com que o sol apareça entre poucas nuvens entre o Extremo Oeste e os planaltos.

Nas regiões litorâneas e Vale do Itajaí, a circulação marítima pode provocar chuvas fracas, rápidas e isoladas ao longo do dia. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca a moderada.

O amanhecer terá temperaturas próximas aos 6°C no Planalto Sul, entre 7°C e 12°C no Grande Oeste e Planalto Norte e variando de 13°C a 16°C nas demais regiões. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C em praticamente toda Santa Catarina, podendo superar esses valores no Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Confira as temperaturas por região nesta sexta-feira (30)

Litoral Norte- 23ºC/17ºC
Planalto Norte -15ºC /8ºC
Grande Florianópolis litorânea -24ºC / 15ºC
Grande Florianópolis Serrana -17ºC / 9ºC
Vale do Itajaí- 17ºC / 9ºC
Litoral Sul -9ºC / 13ºC
Planalto Sul  -15ºC / 4ºC
Meio- Oeste -16ºC / 9ºC
Oeste – 18ºC / 9ºC
Extremo Oeste-  19ºC / 12ºC

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...