Repercussão - 06/10/2022 13:56 (atualizado em 06/10/2022 14:08)

Potência Maçônica de SC se manifesta após polêmica na corrida das eleições 2022 para presidente

Nota foi divulgada após viralizar vídeo de Jair Bolsonaro em suposto encontro da instituição
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A potência maçônica do Grande Oriente de Santa Catarina emitiu uma nota nessa terça-feira (6) após polêmica envolvendo a corrida das eleições 2022 para o cargo de presidente. A manifestação ocorre após viralizar um vídeo do candidato à reeleição Jair Bolsonaro durante suposto encontro da instituição.

Assinado pelo grão-mestre Sérgio Wallner, o documento destaca que a maçonaria “repudia, de forma veemente, a utilização de seu nome para qualquer manifestação, favorável ou contrária a qualquer candidatura ou candidato, ideologia ou corrente política.”

A nota esclarece ainda que nenhum dos candidatos que seguem na disputa pela presidência da República é ou foi membro da Ordem Maçônica.

Além disso, diz que a imagem divulgada recentemente reproduz uma palestra ministrada há vários anos pelo candidato Bolsonaro “em uma loja maçônica e não representa, nem pode ser interpretada, como apoio institucional.”

O documento diz também que a maçonaria é “uma entidade centenária, que se destaca por ser formada por homens que creem em Deus […] Não faz distinção entre raças, nacionalidades, convicções políticas e religiosas […] Proíbe todos os seus membros de, em nome da Ordem Maçônica, manifestar preferências políticas.”

Confira a nota na íntegra:

Diante da recente divulgação na internet, em sites e redes sociais, de imagens de um candidato à Presidência da República no interior de uma loja maçônica, atribuindo-lhe a condição de maçom e formulando as mais diversas conjecturas, falsas afirmações e buscando desinformar a população, o Grande Oriente de Santa Catarina esclarece que a Maçonaria:

1. É uma entidade centenária, que se destaca por ser formada por homens que creem em Deus, que buscam pautar suas vidas para construir uma sociedade mais justa, fraterna e perfeita e que, ao longo de sua história, participou dos mais significativos movimentos sociais em prol do desenvolvimento humano.
2. Não faz distinção entre raças, nacionalidades, convicções políticas e religiosas, considerando iguais todos os homens e respeitando e exigindo de todos os seus membros o respeito a todos, às autoridades e à crença de cada um.
3. Proíbe todos os seus membros de, em nome da Ordem Maçônica, manifestar preferências políticas.
Diante disto, a Maçonaria:
1. Repudia, de forma veemente, a utilização de seu nome para qualquer manifestação, favorável ou contrária a qualquer candidatura ou candidato, ideologia ou corrente política;
2. Esclarece que nenhum dos postulantes à Presidência da República que permanecem na disputa no segundo turno das eleições, é ou foi membro da Ordem Maçônica e que a imagem divulgada reproduz uma palestra ministrada há vários anos, pelo candidato, em uma loja maçônica e não representa, nem pode ser interpretada, como apoio institucional.

Sérgio Wallner
Grão-Mestre

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...