SANTA CATARINA - 19/10/2022 14:10

Poder Judiciário de SC anuncia avanço com intérprete de Libras para sessões do TJ

A administração, acrescentou, últimos estudos para lançar processo licitatório neste sentido e assim ampliar a acessibilidade ao cidadão
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Ascom/ TJSC 

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi, anunciou nesta manhã (19/10), durante sessão do Órgão Especial, que muito em breve as sessões de julgamento do TJ passarão a dispor de tradução em Libras. A administração, acrescentou, últimos estudos para lançar processo licitatório neste sentido e assim ampliar a acessibilidade ao cidadão. 

A informação foi muito bem recebida por professores e alunos do curso de bacharelado em Letras – Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em visita ao Museu do Judiciário, os quais também acompanhavam a sessão do Órgão Especial. 

Os futuros intérpretes e tradutores de Libras, alunos da 8ª fase do curso, vieram até a sede do Judiciário catarinense por iniciativa da disciplina de Laboratório de Interpretação III – Contextos Jurídicos.

Acompanhados pelos professores Rodrigo Custódio, coordenador do curso; Silvana Aguiar e Aline de Souza, titulares da matéria, os acadêmicos foram recepcionados pelo servidor Rodrigo Lima, coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) do TJ, órgão ligado ao Gabinete da Presidência.

“Sejam bem-vindos. Nosso Tribunal está aberto para todos”, garantiu Rodrigo, ao saudar os convidados. Ele também afirmou que a instituição está “sedenta” de parcerias que possam resultar em maior inclusão dos diversos segmentos da sociedade.

A professora Silvana, que pela primeira vez trouxe seus alunos para conhecer o TJ, lembra que através de um programa de extensão da UFSC por ela coordenado – que reúne graduação e pós-graduação em Letras Libras – foi possível estabelecer contato anterior com o Judiciário catarinense e viabilizar, em 2017, a tradução completa do português para a linguagem de sinais da Cartilha da Violência Doméstica, inclusive da parte de perguntas e respostas. 

A sessão do Órgão Especial contou ainda com a presença de estudantes do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá – Campus São José, da 7ª, 8ª, 9ª e 10ª fases.

Fonte: TJSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...