SÃO MIGUEL DO OESTE - 21/10/2022 10:04

Defesa Civil avalia efeitos do temporal de granizo em São Miguel do Oeste

Neste momento, não será necessário decretar Situação de Emergência
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Ascom 

O Conselho Municipal de Defesa Civil de São Miguel do Oeste esteve reunido, no final da tarde desta quinta-feira (20), no auditório da Secretaria de Educação, para avaliar os efeitos do temporal de granizo registrado na quarta-feira (19). A conclusão é de que não será necessário decretar Situação de Emergência no município neste momento.

Os Bombeiros atenderam 141 ocorrências desde o momento do temporal até o início da tarde de ontem, distribuídas entre São Miguel do Oeste, Descanso, Bandeirante e Paraíso. Contudo, a maior parte delas foi em Bandeirante.

Em São Miguel do Oeste, os maiores danos foram, justamente, na região que faz divisa com este município, além de outros pontos isolados, da cidade e interior. As estradas foram bastante prejudicadas, e precisarão de atenção especial. Um levantamento prévio realizado pela Secretaria de Agricultura estima que, em São Miguel do Oeste, entre casas e galpões com avarias devido ao granizo, o número gire em torno de 70.

Os maiores prejuízos foram nas lavouras de milho e pastagens. Um cálculo preliminar estima que as perdas fiquem em 20% na média geral do município, embora em algumas propriedades atingidas de forma mais agressiva, estes prejuízos possam ultrapassar a margem de 80%. Na próxima semana, a Secretaria de Agricultura, Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, devem concluir um levantamento mais detalhado.

A Defesa Civil Municipal já destinou um grande número de lonas aos Bombeiros para distribuição aos moradores que tiveram os telhados de suas casas danificados. A Administração Municipal também estuda um projeto de socorro emergencial, que deve ser editado já na próxima semana. 

Além disso, o Município dispõe do Programa Juro Zero, por meio do qual, os agricultores podem solicitar R$ 12 mil de financiamento, com oito anos para pagar, e com os juros 100% subsidiados pelo Poder Público. A Epagri e o Governo do Estado também proporcionam linhas de crédito facilitado com benefícios para os agricultores, e a Defesa Civil Municipal trabalha na emissão de laudos para quem necessitar.


Fonte: Ascom
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...