IMUNIZAÇÃO - 11/11/2022 17:31

SC recebe vacinas contra Covid-19 para bebês e crianças de 6 meses a 2 anos; veja detalhes

Estado recebeu 34 mil doses da vacinas da Pfizer que deve imunizar um público de cerca de 11 mil crianças
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina recebeu na manhã desta sexta-feira (11), a primeira remessa com 34 mil doses da vacinas da Pfizer –  para imunizar bebês e crianças, entre 6 meses a 2 anos, contra a Covid-19.  De acordo com a Secretária da Saúde, a data da distribuição do imunizante aos municípios catarinenses ainda será avaliada.
No estado, segundo a pasta, a população estimada nesta faixa etária é de 244.674 crianças. Porém, neste primeiro momento, as doses recebidas devem imunizar cerca de 11 mil bebês e crianças.
Segundo a Secretaria, o público alvo da vacinação deve receber doses e, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Estado irá armazenar as vacinas para poder fazer a imunização completa dos vacinados, pois não há previsão de novas remessas.
De acordo com o esquema de vacinação, entre a primeira e a segunda dose deve haver um intervalo de 21 dias. Já entre a segunda e a terceira dose o intervalo deve ser de 60 dias.

Como será a aplicação

Diferente do recomendado pela Ministério da Saúde, em Santa Catarina a aplicação das doses não deve ser feita apenas em bebês e crianças com comorbidades, mas de forma escalonada.
Contudo, a pasta destacou que o público com comorbidades (com comprovação) terão prioridade na vacinação, independentemente da faixa etária.
A Secretaria informou que a imunização será aplicada primeiro nos bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias. Depois será a vez de vacinar os bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias. Por fim, será aplicada as doses nas crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.

Distribuição

A distribuição de 1 milhão de doses do imunizantes da Pfizer começou a ser feita após 15 dias do recebimento, pois o Ministério da Saúde recebeu o lote no último dia 27 de outubro.
Os imunizantes foram submetidos a uma análise pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e enviados apenas nesta sexta-feira às Unidades da Federação.
Entre os estados, Santa Catarina é o  12º que mais deve receber doses, com 34 mil. O maior número de imunizantes ficará com São Paulo (206 mil), seguido de Minas Gerais (95 mil).

Liberação da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a vacina da Pfizer para ser aplicada no público da faixa etária, em 17 de setembro.
Conforme explicou a Secretaria, a vacina da Pfizer para bebês a partir dos seis meses – que tem a tampa do fraco da cor vinho – possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em outros públicos alvos da imunização.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...