ALTA TEMPORADA - 28/11/2022 08:05

Corpo de Bombeiros faz alerta sobre risco de afogamentos na região

Operação Veraneio inicia no próximo fim de semana e segue até o dia 26 de fevereiro
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
Durante o período de calor, muitas pessoas procuram rios, cachoeiras e piscinas da região para se refrescar. Entretanto, sem seguir as recomendações de segurança, a diversão pode terminar mal. 
O major Michael Magrini, subcomandante do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em São Miguel do Oeste, destaca que a Operação Veraneio inicia no próximo sábado (3) e vai até o dia 26 de fevereiro. Ele irá coordenar os trabalhos. Ao todo, são 11 quartéis de abrangência do Batalhão, atendendo vários municípios, entre eles Maravilha. 
Major Michael Magrini (Foto: Camilla Constantin/ O Líder)
Magrini acredita que é fundamental mudar a percepção de risco. “Quando vamos em um camping, como acontece muitas vezes em nossa região, pensamos primeiro no que levar para comer e beber, mas não temos a cultura de pensar em boia, em levar um cabo que facilite o resgate de uma vítima de afogamento, por exemplo. Sem equipamento de segurança, é extremamente difícil fazer o resgaste, mesmo para bombeiros treinados. Precisamos de uma quebra de paradigma, dar instruções de segurança antes de tudo”, enfatiza.
Ele esclarece que o principal perfil de vítimas de afogamentos, além de crianças e idosos, são homens de meia-idade. “O homem muitas vezes não tem percepção de risco, gosta de desafios. Sem contar a ingestão de álcool, que tira o medo e dá desgaste físico mais rápido, favorecendo o afogamento”, explica. 

DADOS
De dezembro de 2021 até hoje, foram registradas cinco mortes por afogamento na área de atuação do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. As ocorrências foram nos seguintes municípios: Maravilha, Mondaí (2), São João do Oeste e Dionísio Cerqueira. 

AÇÕES
Placas foram instaladas em diversos locais da região (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)
O Corpo de Bombeiros desenvolve diversas iniciativas na região. Em locais de maior risco, inclusive em Maravilha, foram colocadas placas informando a profundidade, perigo de pedras e galhos, número de emergência, etc. Além disso, alguns pontos receberam boias. 
Magrini destaca a fiscalização nos campings, para conferir se possuem kit de primeiros socorros, placas de sinalização, alguém responsável para cuidar da piscina, além de outras medidas necessárias de segurança. O Corpo de Bombeiros também conta com salva-vidas em dois pontos da região, localizados em Mondaí e Itapiranga, que recebem grande concentração de público. 
Outra iniciativa é o Projeto Golfinho, que visa formar as crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos.  

RECOMENDAÇÕES 
- Saiba identificar o telefone de emergência
- Em piscinas, restrinja o acesso com grades de proteção
- Aprenda a realizar manobra de ressuscitação. Pode ser importante até a chegada de ajuda especializada 
- Obedeça a sinalização dos locais
- Evite nadar sozinho
- Não tome bebida alcóolica antes de entrar na água
- Sempre que possível, identifique a presença do salva-vidas e permaneça próximo a ele
- Mantenha atenção constante nas crianças
- Evite mergulhar em local onde você desconheça a profundidade
- Não superestime a sua capacidade de nadar.

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...