CHUVAS EM SC - 29/11/2022 10:33

Cinco municípios de SC decretam situação de emergência após chuvas intensas

Chuva atinge o Estado desde sábado (26); Defesa Civil mantém alerta para temporais entre terça (29) e quarta-feira (30)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Luiz Alves decretou Estado de Emergência por conta das chuvas – Foto: Secom Luiz Alves/Reprodução

Após intensos temporais atingirem Santa Catarina desde o último sábado (26), cinco municípios decretaram situação de emergência. Até às 9h desta segunda-feira (28), mais de 200 pessoas ficaram desalojadas por conta do alto volume de chuva no Estado.

As áreas mais afetadas, segundo o último aviso da Defesa Civil, são as do Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Essas regiões seguem em alerta vermelho para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa.

Ainda na tarde de domingo (27), a Prefeitura de Guaramirim realizou uma reunião para anunciar a assinatura de um decreto de emergência no município. A medida foi decidida pelo GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) após levantamento da situação registrada ao longo do dia.

Na reunião também foi decidido pela montagem de um posto do sistema de comando de operações para atuar nas ações da Defesa Civil. A estrutura servirá para concentrar as próximas ações do órgão.

Na segunda-feira, outros três municípios também assinaram o decreto: São Bento do Sul, Luiz Alves e Corupá. Os locais suspenderam as aulas já no período da manhã por conta dos estragos causados pelas chuvas.

Somente durante a manhã 15 ruas tiveram alagamentos e 12 desmoronamentos de barreiras foram registrados em estradas, em Luiz Alves.

Durante a tarde, a Prefeitura de Joinville também assinou a medida, totalizando cinco municípios em emergência.

Desde o fim de semana, o acumulado de chuva já ultrapassou os 340 milímetros de precipitação. Além dos pontos de alagamento pela cidade, a alta no nível dos rios estão encobrindo pontes e galerias, impossibilitando o acesso dos moradores da região.

Por tal razão, a Prefeitura de Joinville está ativando um Abrigo Emergencial na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, localizada na rodovia SC 418, em Pirabeiraba.

A Defesa Civil de Joinville recomenda às pessoas que moram nas imediações do Quiriri, do Cubatão, do Rio da Prata, da Estrada do Pico e nas proximidades da serra, que evitem retornar ou permanecer em suas residências até que a situação seja normalizada.

O decreto assinado pelas Prefeituras auxilia a administração municipal na tomada de medidas em caráter emergencial e pode facilitar também o acesso a recursos extraordinários.

Mais de 200 desabrigados

As fortes chuvas deixaram pelo menos 205 pessoas desalojadas em Santa Catarina até às 9h desta segunda-feira (28), segundo a DCSC (Defesa Civil de Santa Catarina). Pelo menos dez municípios distribuídos pelo Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul relataram estragos.

Com 100 pessoas desabrigadas, o município de Guaramirim é o que registra o maior número de vítimas das chuvas. Os moradores tiveram as casas comprometidas pelas inundações e necessitaram de abrigo público, detalha o boletim da Defesa Civil.

As prefeituras de Rio dos Cedros, Jaraguá do Sul e Joinville colocaram à disposição das vítimas os abrigos municipais.

Situação na Ponte Baixa do Quririri, na tarde desta segunda-feira (28) – Foto: Creonise Alves Oliveira/Divulgação/

Previsão para os próximos dias

Pelo menos até a próxima quinta-feira (1º), o tempo seguirá fechado e apresentará persistentes e volumosas por Santa Catarina devido à atuação de áreas de baixa pressão.

A terça-feira (29) terá a condição marítima atuando no Centro-Leste de Santa Catarina sendo reforçada pela atuação de áreas de baixa pressão em médios e altos níveis. Há riscos altos de deslizamento, enxurradas e alagamentos pelo Estado. As informações são da Defesa Civil de Santa Catarina.

Essa condição ocasiona chuva persistente, intensa e volumosa, principalmente na Grande Florianópolis, Baixo/Médio Vale e Litoral Norte do Estado nesta terça. O risco é de alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...