SAÚDE - 23/12/2022 09:14

Cientistas descobrem motivo para algumas pessoas não recuperarem o olfato após a Covid; veja

Estudo liderado por americanos descobriu que o coronavírus causa um processo inflamatório e afeta as células nervosas da região; analise foi publicada nesta quarta-feira (21)

Cientistas americanos descobriram o porquê de algumas pessoas não recuperarem o olfato após a infecção por coronavírus. A descoberta foi publicada esta quarta-feira (21), na revista Science Translational Medicine, e explica como ocorre o problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O estudo também sugere possíveis causas subjacentes de outros sintomas prolongados da Covid-19, como fadiga geral, falta de ar ou falta de concentração, que podem ser desencadeados por mecanismos biológicos semelhantes, segundo os pesquisadores.

Uma breve explicação é que o Sars-CoV-2 causa um ataque imunológico contínuo que reduz o número de células nervosas.

“Queríamos entender melhor por que algumas pessoas têm perda persistente do olfato por meses ou anos após serem infectadas, enquanto outras não”, explica Bradley Goldstein, principal autor do estudo e pesquisador de neurobiologia da Duke University, nos Estados Unidos.

Juntamente com cientistas de Harvard e da Universidade da Califórnia-San Diego, a equipe de Duke analisou amostras epiteliais olfativas coletadas de 24 biópsias, incluindo as de nove pacientes com perda persistente do olfato.

A análise mostrou que há uma infiltração generalizada de células T envolvidas em uma resposta inflamatória no tecido do nariz que contém as células nervosas do olfato.

O processo inflamatório persistiu após a infecção, e o número de neurônios sensoriais olfativos foi reduzido, possivelmente devido ao dano causado no tecido delicado e sustentado pela inflamação persistente.

Para Goldstein, “os resultados são incríveis. Quase parece algum tipo de processo autoimune no nariz”. Ele acredita que saber quais áreas estão danificadas e quais tipos de células estão envolvidas é a chave para começar a projetar tratamentos.

Além disso, a equipe acha encorajador que os neurônios pareçam reter alguma capacidade de reparo mesmo após o ataque imunológico.

“Temos esperança de que a modulação da resposta imune anormal ou dos processos de reparo no nariz desses pacientes possa ajudar a restaurar, pelo menos em parte, o sentido do olfato”, diz ele.

Em sua opinião, os resultados desse estudo também podem ser úteis para novas pesquisas sobre outros sintomas duradouros da Covid-19, que podem ser causados ​​por processos inflamatórios semelhantes.

Fonte: ND+