INVESTIGAÇÃO - 26/12/2022 11:01

Suspeito de assassinar prefeito a tiros é preso em SC

As circunstâncias e motivação do crime seguem em investigação.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Prefeito assassinado Roberto Maciel Santos (PP) – Foto: Rede Sociais

Um jovem de 28 anos foi preso temporariamente pela Polícia Civil na madrugada de sábado, suspeito de assassinar o prefeito de Lajeado do Bugre, no Norte do Rio Grande do Sul. 

O prefeito do município, Roberto Maciel Santos (PP), 45 anos, conhecido como Betinho, foi assassinado a tiros dentro do gabinete da prefeitura no dia 24 de novembro deste ano (2022).

Conforme a delegada Aline Dequi Palma, responsável pela investigação, o suspeito foi localizado pela Polícia Militar em uma casa na cidade de São João Batista, no Leste de Santa Catarina, depois que a Polícia Civil descobriu o paradeiro dele.

“As circunstâncias e motivação do crime seguem sendo investigadas. Aqui no Rio Grande do Sul, o o autor deve ser indiciado por homicídio e tentativas de homicídio. Em Santa Catarina, por posse ilegal de arma de fogo e estupro de vulnerável”, explica. 

Ainda segundo a delegada, no momento da prisão do suspeito, havia uma adolescente de 13 anos na casa. A polícia ainda apreendeu uma pistola calibre 9 milímetros e drogas.

O suposto autor é natural do Norte do estado do Rio Grande do Sul, da região da cidade de Palmeira das Missões, foragido por ser suspeito de um homicídio e roubo.

Imagens das câmeras

Conforme o portal da Rádio Uirapuru, as imagens de câmeras de segurança mostraram o momento em que o atirador chegou à Prefeitura de Lajeado do Bugre para matar o prefeito da cidade. As imagens ajudaram a polícia a identificar o suspeito do crime.

Elas mostram a pessoa estacionando, descendo do carro e entrando no prédio. Pouco depois, o atirador saiu em fuga. A ação dura menos de dois minutos.

Na época do crime, uma pessoa chegou a ser presa por ser suspeita de envolvimento no assassinato. Ela foi encontrada perto de um carro abandonado, em uma região próxima do local do crime. Com ela, a polícia encontrou uma arma de fogo e objetos que teriam sido furtados. Por essa razão, teve a prisão decretada por porte de arma e receptação. A polícia não descarta que outras pessoas tenham participação no ataque ao prefeito.

Foto: Policia Civil

Crime

Conforme a Brigada Militar (BM), uma pessoa encapuzada entrou no local e atirou diversas vezes contra o prefeito, que morreu no local, e contra as pessoas que estavam junto com ele no gabinete. Ele estava em uma reunião quando foi surpreendido. No local, foram encontrados cartuchos de uma pistola 9 mm.

O funcionário da prefeitura que foi baleado no ataque, Marcelo Wolff, passou por uma cirurgia, com quadro estável, segundo o hospital. Ele foi socorrido por um motorista de ambulância que passava pelo local no momento do crime.

Outro presente no gabinete era o vice-prefeito, Ronaldo Machado da Silva (PL). Ele fugiu correndo para um banheiro quando a porta foi arrombada por uma pessoa encapuzada que atirou diversas vezes contra eles.

Prefeito

O político tinha 45 anos, era casado e tinha filhos. Beto, como era conhecido, foi eleito em 2016 e reeleito em 2020.
Irmão do prefeito, Antonio Carlos Brizola Maciel Santos fala que Roberto era um “homem bom” e preocupado com a cidade. Conforme testemunhas, o prefeito era uma pessoa tranquila e não tinha desavenças políticas.

Fonte: CLICRDC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...