Novo Governo - 30/12/2022 14:12

Governo Lula terá recorde de 11 mulheres ocupando Ministérios, entre elas uma catarinense

Presidente eleito terminou de anunciar os nomes nesta quinta-feira (29); entre as futuras chefes dos Ministérios estão Simone Tebet, Marina Silva e Ana Moser, natural de Blumenau
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Ana Moser vai chefiar o Ministério do Esporte, Simone Tebet do Planejamento e Orçamento, e Marina Silva do Meio Ambiente – Foto: Divulgação

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou 11 mulheres para chefiar Ministérios, batendo o recorde da presidente Dilma Rousseff, que nomeou 10 mulheres. Elas tomam posse nos cargos no dia 1º de janeiro. Ao todo, a nova gestão terá 37 ministérios.

O recorde de participação de mulheres em ministérios pertencia ao primeiro mandado de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014. A gestão começou com nove ministras e passou para dez ao longo do primeiro ano.

Desde 1985, quando o Brasil passou pela redemocratização, 38 mulheres ocuparam cargos de ministra ou secretárias com status de ministras.

Nesta sexta-feira (30), Lula também anunciou mulheres para presidir dois bancos públicos. Tarsiana Medeiros será a primeira mulher na presidência do Banco do Brasil e Rita Serrano, a Caixa Econômica Federal.

Lula decidiu retomar, sob esse status, o Ministério da Mulher. A pasta ficará sob comando de Cida Gonçalves, ativista do combate à violência de gênero, que já integrou o governo Lula em outras gestões.

Conheça as chefes dos Ministérios

Entre as indicadas, apenas Marina Silva já ocupou o cargo de ministra, na mesma pasta em que assume em 2023: o Meio Ambiente, entre 2003 e 2008. Marina tem extensa carreira na política e já foi vereadora, senadora e deputada federal, além de ter tentado a presidência em 2010.

Terceira colocada na corrida presidencial deste ano, Simone Tebet vai chefiar a pasta do Planejamento e Orçamento. A atual senadora pelo Mato Grosso do Sul apoiou Lula no segundo turno e participou da equipe de transição no setor de desenvolvimento social.

Uma catarinense também integra a lista. A ex-atleta de vôlei Ana Moser vai coordenar o Ministério do Esporte, pasta que foi retomada por Lula. Ana é natural de Blumenau e desenvolve projetos educacionais para promover o esporte em comunidades vulneráveis.

Uma das pastas mais importantes também será chefiada por mulheres. Nísia Trindade, atual presidente da Fiocruz, foi anunciada como ministra da Saúde e já informou que pretende reativar os comitês de imunização e de análise de cenários da Covid-19.

Na Ciência e Tecnologia, a presidente do PCdoB, Luciana Santos, assume o cargo. Ela é engenheira elétrica e tem extensa carreira política. Já a deputada federal pelo Rio de Janeiro Daniela Souza vai chefiar o Ministério do Turismo.

Na área social, as mulheres vão comandar três ministérios. Na pasta de Igualdade Racial assumirá a jornalista e ativista Anielle Franco, irmã de Marielle Franco. Já a cantora Margareth Menezes vai chefiar o Ministério da Cultura, que havia sido descontinuado por Bolsonaro.

Outra novidade da gestão é o Ministério dos Povos Indígenas, uma promessa de campanha de Lula. A pasta ficará com Sônia Guajajara, deputada federal considerada uma das pessoas mais influentes do mundo em 2022 pela revista Time.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...