Luto na Música - 11/01/2023 21:07

Guitarrista Jeff Beck morre aos 78 anos

Músico inglês que pertenceu aos The Yardbirds faleceu em virtude de complicações de uma meningite bacteriana
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O guitarrista inglês Jeff Beck morreu na terça-feira, 10, aos 78 anos de idade, mas só ontem um comunicado do seu agente confirmou a morte. “Em nome de sua família, é com profunda tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem”, diz um comunicado de seu representante. “Sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda.”. Beck havia completado no final de 2022 a turnê de divulgação de seu álbum com Johnny Depp, intitulado “18”. 

Vencedor de sete Grammys por performances com a sua guitarra e ganhador de um oitavo gramofone por seu trabalho de 2009 no disco “The Imagine Project”, de Herbie Hancock, Beck, nascido Geoffrey Arnold Beck (Wallington, Inglaterra, em 24 de junho de 1944), tocou em várias bandas influentes da década de 1960 incluindo a lendária The Yardbirds. Em 2011, ele foi eleito o quinto melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone.

Grande solista que era, Beck não usava palheta e teve a missão de substituir Eric Clapton nos Yardbirds em 1965, e se deu muito bem, conectando-se com as raízes do blues do grupo. Na carreira, construiu sucessos utilizando o máximo de suas guitarras, principalmente com efeitos de pedais de feedback, sustain e fuzz. Após sair dos Yardbirds, ele se juntou a outra estrela da guitarra, Jimmy Page - para fundar a sua própria banda, o Jeff Beck Group, liderado pelo vocalista Rod Stewart, que logo se tornaria uma estrela solo. Com a banda, gravou apenas dois álbuns.

Nos anos 1970, houve uma segunda versão do grupo, que contou com o baixista Tim Bogert e o baterista Carmine Appice.  Os álbuns "Blow by Blow” e “Wired”, foram sucessos seus nos anos 1970, nos quais mergulhou na onda do jazz-fusion. Dos anos 80 em diante, Beck teve uma carreira de altos e baixos. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll duas vezes. 

Fonte: Correio do Povo
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...