No fim da tarde de sexta-feira (13) imagens de uma nuvem turva em formato de funil na cidade de Sangão, no Sul de Santa Catarina, tomaram conta da internet. Em entrevista ao ND+, o meteorologista Piter Scheuer confirmou se tratar de um tornado.
Piter Scheuer, confirma que a ocorrência foi um tornado, isso porque, segundo ele, há relatos que a nuvem em formato de funil tocou o solo.
“Tudo aconteceu por volta das 16h30 por conta de áreas de instabilidades associadas ao calor e a umidade e aproximação de uma frente fria, além de uma perturbação nos níveis médios e altos da atmosfera”, explica.
A intensidade dos tornados é classificada na escala Fujita que vai de F0 a F5. Quanto maior a numeração, mais forte o tornado. Segundo o profissional, o tornado poderia ser classificado, na escala, entre um tornado f0 ou F1.
Confirmado a ocorrência de um Tornado ???? entre F0 e F1 em Sangão e adjacências no Litoral Sul.
— Meteorologista Piter Scheuer ???? (@Piter_Scheuer) January 13, 2023
Segue algumas Imagens de alguns transtornos.
Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho pic.twitter.com/Lmg2z8ysi6
O que diz a Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem do tornado pelo município de Sangão. O fenômeno foi constatado após analises técnicas dos dados em radares meteorológicos de Lontras e Araranguá.
Além das rajadas de vento registradas pela estação meteorológica de Jaguaruna, o radar meteorológico de Lontras estimou velocidades entre 90 km/h e 100 km/h na região onde ocorreu o fenômeno.
O tornado esteve associado a uma super célula, que causou quedas de árvores e postes em via pública, alagamentos, destelhamentos de empresas e tombamento de veículos.
#Tornado #SantaCatarina pic.twitter.com/e3bwDLum2N— C░a░n░a░l░ D░a░ S░o░l░ B░a░r░b░o░s░a░ (@Solbarbosa) January 13, 2023