Um temporal atingiu Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, durante a segunda-feira (23). Os fortes ventos, com rajadas de 70 a 100 km/h e chuva intensa, protagonizaram cenas fortes. O meteorologista Piter Scheuer explicou as possíveis causas da tempestade.
Segundo Piter, é possível que tenha ocorrido uma microexplosão ou vendaval, o que ainda está em análise. O fenômeno foi provocado devido à formação de uma supercélula, conhecida como tempestade severa de verão.
Temporais como esse são causados devido ao calor associado aos elevados índices de umidade relativa do ar, com a aproximação de um cavado nos níveis médios e altos da atmosfera (sistema de baixa pressão), conforme explica Piter. “Esses foram os fatores responsáveis por formar núcleos de tempestades severas que se propagaram sobre a região do Oeste de Santa Catarina”.
Cenas fortes
Uma das imagens compartilhadas mostra o vento arrastando as telas de proteção de um prédio em construção, próximo da Arena Condá, no Centro. Os objetos atingiram a fiação elétrica e houve uma explosão.