Foto: Ederson Abi/Rádio Líder/WH Comunicações
A secretaria de Saúde possui 300 pessoas que aguardam autorização para realizar algum procedimento cirúrgico não urgente em Maravilha. Cirurgias eletivas são os procedimentos que podem ser realizados em data futura sem impacto na condição do paciente, como hérnia e adenoide.
Em entrevista para a Rádio Líder, a secretária Miriane Sartori, afirmou que a fila com mais pacientes é de otorrinolaringologia, com aproximadamente 112 pessoas. Depois, ortopedia é a segunda com cerca de 100 pessoas. Clínico geral registra 69 pacientes, por exemplo. Vários pacientes estão distribuídos em filas de outras especialidades.
Conforme a secretária Miriane Sartori, muitas cirurgias já foram realizadas pelo município nos últimos meses. No entanto, novos pacientes surgem na lista e o trabalho precisa ser constante.
Ela explica que o município já fez muitas ações com recursos próprios, mas em razão das regras da Política Hospitalar Catarinense há necessidade de aguardar auxílio do governo de Santa Catarina. Miriane lembra que 12 mil pacientes entram na fila para cirurgias eletivas todos os meses no território catarinense.
OUÇA ENTREVISTA COM MIRIANE SARTORI