Foto: Divulgação
Uma cobra grande foi localizada por trabalhadores, na quarta-feira (15), em um terreno baldio próximo ao centro de Maravilha. O animal estava em uma área de vegetação alta e assustou quem estava nas proximidades.
Após a localização da cobra em uma área próxima ao centro, os moradores questionaram o jornalismo da Rádio Líder sobre a responsabilidade para limpeza dos terrenos baldios nos bairros e no centro.
Davi Kreuz pede que todos limpem seus terrenos (Foto: Ederson Abi/Rádio Líder/WH Comunicações)
Em entrevista à Rádio Líder, o auditor de obras do município, Davi Luiz Kreuz, explica que a equipe recebe denúncias com frequência da presença de animais peçonhentos nos terrenos baldios e com acúmulo de vegetação.
Conforme ele, a responsabilidade para limpeza é do proprietário do lote. O trabalho do município é fiscalizar e orientar os moradores, que podem ir até a prefeitura e preencher uma folha denunciando o endereço que está irregular. No entanto, muitos donos residem em outras cidades e estados e isso torna a comunicação mais difícil.
Na esfera legal, o município possui uma legislação para manutenção dos terrenos e o morador que não cumprir pode ser responsabilizado.
A COBRA
De acordo com o biólogo Francys Balestreri, a cobra encontrada no local é popularmente conhecida como Urutu Cruzeiro. O nome científico é Bothrops Alternatus, espécie encontrada na região sul do Brasil. É uma cobra venenosa, de porte grande e cauda curta.
Segundo o profissional, ela se alimenta de pequenos animais, como roedores. “Nossa sociedade avança sobre os ambientes naturais destes animais e, consequentemente, acabam tendo encontros deles com seres humanos”, explica.
Foto: Divulgação