A Vigilância Sanitária Municipal de Maravilha alerta que está proibido o uso e a comercialização de pomadas para modelar cabelo, por determinação da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A interdição cautelar destes produtos é necessária devido a notificações de reações adversas após o uso, incluindo cegueira temporária. A medida vale para todas as marcas de pomadas para modelar e trançar cabelos, até que se avalie a segurança desse produto. O comunicado veio em uma reunião com fiscais sanitários de todo o Brasil.
Estabelecimentos comerciais que tenham esses produtos devem retirá-los imediatamente da área de venda, sob pena de responder legalmente por descumprir a determinação da Anvisa. Da mesma forma, salões de beleza e barbearias que utilizam estes produtos no atendimento aos clientes devem suspender imediatamente o uso.
O alerta vale também qualquer pessoa que tenha pomadas capilares em casa, já que ao utilizarem estes produtos assumem o risco de apresentar as reações adversas. Além da cegueira temporária, há relatos de vermelhidão, ardência, lacrimejamento intenso, coceira, inchaço nos olhos e dor de cabeça. As notificações de pessoas que apresentaram as reações iniciaram em março de 2022 e se intensificaram nos últimos dias. A Anvisa segue com as pesquisas para analisar as notificações e a ligação com o uso das pomadas capilares.