Diversas crianças que frequentam a creche apresentaram sintomas das doenças e a situação preocupou os pais. As aulas foram suspensas na última quinta-feira (16) e devem retornar apenas na terça-feira (21). A decisão das Secretariais Municipais de Saúde e Educação, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica de Faxinal dos Guedes, em fechar a escola foi tomada para controlar a disseminação das doenças.
O número de atendimentos de crianças com sintomas semelhantes às doenças cresceu na última semana. A pediatra de Faxinal dos Guedes, Clarethe Gonzatto Silveira, explica que não existe motivo para pânico e enfatiza que todas as crianças estão sendo atendidas e tratadas.
“Há alguns dias estamos atendendo casos de diarreia, febre e vômitos, mas há poucos dias tivemos crianças com algumas dessas doenças. Casos pontuais e foram aumentando. Voltamos a atenção para essa creche e resolvemos fechá-la como prevenção de novos casos”, afirma.
A pediatra observa que o município oferece o tratamento completo de escabiose (sarna) no posto de saúde. Segundo Clarethe, a doença mão-pé-boca é sazonal e altamente contagiosa e como as crianças ficam próximas na creche acabam contraindo. “É uma doença benigna, autolimitada e a maioria dos casos são de fácil resolução, mas para controlar temos que afastar as crianças”.
A médica destaca que a maior causa dessas doenças são os vírus, mas orienta os pais e familiares a manterem a calma e ficarem tranquilos porque as crianças estão sendo atendidas.
“Priorizamos esse atendimento às crianças para um trabalho rápido. Não é motivo de pânico, viroses sempre existiram, mas a gente sabe que depois da pandemia os vírus aparecem de forma diferente, um pouco mais intensos, nada do que já não esperaríamos pós-pandemia, mas estamos cuidando de tudo”, acrescenta.
O prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Angelo Lazzari, tranquiliza a população e reforça que a equipe da saúde está a disposição e prestando todos os serviços sem medir esforços para que a situação seja controlada no município. “Saúde e educação estão tomando as providências necessárias para minimizar esse problema”, conclui.
Em nota, a Administração Municipal informou que não há quadros graves da doença e a creche passou por higienização e sanitização.
Veja a nota na íntegra:
NOTA
A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação trabalham em conjunto com a Vigilância Epidemiológica Municipal para resolver a questão. A suspensão dos atendimentos do CMEI Doce Encanto, nesta semana, ocorreu para evitar novos casos de doenças transmissíveis por contato ou por via respiratória, que não se enquadram em casos graves.
Além disso, intensificou-se o atendimento pediátrico (que é especializado para este público) e o mesmo foi priorizado para as crianças que frequentam o CMEI. O objetivo foi sanar o problema, que está sendo controlado.
Destaca-se que no CMEI também foram intensificadas os cuidados preventivos, diante disso, o espaço passou por higienização e sanitização, medida pela qual o local foi fechado.
A Secretaria de Saúde frisa que todas as crianças que apresentaram problemas, estão em tratamento e acompanhamento, que também é feito nos demais membros das famílias, preservando assim o bom atendimento e a saúde das crianças.