Aquele momento entre a definição do título e a correção é marcado pela tensão e nervosismo. Por mais que seja comum estar em dúvida, existem algumas dicas que podem facilitar a escrita e a redação, melhorando a relação com as palavras.
Quer saber como aumentar as chances de tirar nota máxima na redação escolar? Então confira aquilo que não pode faltar no texto e coloque em prática!
Título
É fato que o título é fundamental em qualquer redação. Seja para abordar o assunto ou chamar a atenção, nada pode ser entregue sem ele. É por meio desta escolha de palavras que muitos terão interesse em ler as próximas linhas — ou não.Da mesma forma que o livro é julgado pela capa, a redação também começa a ser analisada pelo título, por isso a importância de escolher os termos corretos.
Uma dica é deixar a tarefa por último, assim você pode produzir o conteúdo e escolher uma frase impactante para usar no título — o segredo é resumir em poucas palavras o que encontrar no seu texto. Provoque a curiosidade do seu público-alvo na sua redação!
Introdução
Os primeiros parágrafos são responsáveis por explicar a problemática, ou seja, expor alguns fatos e informações. Mas tome cuidado com as escolhas! Muitos acabam confundindo as ideias, incluindo aquilo que pode ser abordado ao longo do conteúdo.Para ter a certeza de que o objetivo está sendo seguido na redação, verifique se o seu texto responde a questões básicas já nas primeiras linhas:
- O quê?
- Quem?
- Quando?
- Como?
-Onde?
- Por quê?
É importante lembrar que os próximos parágrafos dependem daquilo que está sendo apresentado no início. Essa é a sua chance de introduzir os itens que serão expostos até o final da redação.
Desenvolvimento
Agora que você já listou quais serão os pontos abordados, é no desenvolvimento que a redação precisa apresentar as justificativas e argumentos. A partir do segundo parágrafo, o conteúdo deve estar focado em defender a ideia, mostrando com dados e informações como aquela problemática afeta a vida das pessoas.É aqui que o seu pensamento precisa ganhar espaço. Então escolha as palavras e a composição da frase, afinal, o outro precisa entender o tema e os motivos da sua escolha.
Conclusão
Depois de expor o problema, causa e justificativa, agora é a hora de concluir o assunto. Aproveite as últimas linhas para colocar a solução e as mudanças que podem fazer a diferença.Mais do que finalizar o texto, este espaço também precisa propor uma ação. Evite repetir aquilo que foi dito ao longo do texto e use o espaço para elencar algumas saídas — mostre que você consegue pensar “fora da caixa”.
Agora é só colocar em prática
Antes de colocar a mão na massa, aproveite para estruturar a redação. Pesquise sobre o assunto, veja quais são as questões apresentadas e coloque aquilo que deve estar em cada parágrafo, lembrando daquela regra: o primeiro é a apresentação do assunto, o segundo e o terceiro são para desenvolver a ideia e os dois últimos devem conter a solução para o problema.
A redação é uma oportunidade para o desenvolvimento do hábito da leitura, melhorando o vocabulário e a linguagem. Se você gosta de livros, revistas ou gibis, agora é a hora de incluir nas tarefas do dia a dia.