Na noite do último sábado (25), por volta das 22h20, a Polícia Militar foi acionada para deslocar até a Rua Duque de Caxias, próximo ao trevo de acesso à Guaraciaba, para averiguar uma denúncia de disparos de arma de fogo. Chegando no local as guarnições avistaram um homem com as características repassadas pelo solicitante, sendo que, ao tentar realizar a abordagem, o homem não acatou as ordens dos policiais e saiu correndo em meio as casas localizadas nas proximidades. Ele foi abordado logo depois e passou por busca pessoal, porém, nada de ilícito foi encontrado.
As guarnições deslocaram até um bar para averiguar o teria acontecido e alguns frequentadores relataram que ocorreu uma briga naquele local, sendo que um homem, de posse de uma arma, teria efetuado disparos fugido logo após.
Os militares deslocaram até a casa do suspeito e conversaram com ele e com sua esposa. Eles relataram que estavam no bar, que teriam se envolvido em uma briga, mas afirmaram que não teriam arma. O casal autorizou a entrada dos policiais na residência, os quais realizaram buscas, mas nada de ilícito foi encontrado.
Ainda durante o atendimento da ocorrência as guarnições da PM receberam novas informações de que um homem de camisa azul, calção preto com cinza estaria com a arma em outro bar da cidade. Os policiais foram então até o referido bar e realizaram a busca pessoal no homem, nada de ilícito encontrado, porém, alguns frequentadores do bar relataram aos policias que esse mesmo homem teria mostrado a arma, saído e retornado sem. Diante da informação, foi acionado o Canil Setorial para a realização de buscas, sendo que a mulher encarregada do hotel acompanhou os procedimentos.
O cão de faro Colt localizou um revolver calibre .22 sem munição, de fabricação Argentina, em cima de um guarda roupa. A responsável pelo quarto disse que o homem abordado anteriormente teria entregado a arma para ela guardar.
Diante do fato, o suspeito de ser o dono da arma foi preso em flagrante por porte irregular de arma de fogo de uso permitido e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
A gerente do local também foi levada à Delegacia para os devidos esclarecimentos sobre o fato.