ATAQUE A CRECHE - 05/04/2023 09:52 (atualizado em 05/04/2023 20:11)

Quatro crianças são mortas em ataque a creche em Blumenau

Dezenas de viaturas de Bombeiros, Polícia Militar e Samu estiveram no local, na manhã desta quarta-feira (5)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Creche sofre atentado na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau – Foto: Redes Sociais/Divulgação
A Polícia Militar, os Bombeiros Militares e o Samu de Blumenau, no Vale do Itajaí, se mobilizaram na manhã desta quarta-feira (5) após um atentado a uma creche no início da rua dos Caçadores, no bairro da Velha. Tudo aconteceu pouco antes das 9h da manhã.
Segundo a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça e após o ato, o criminoso se entregou no 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar), no bairro Vila Nova, segundo o delegado geral de polícia de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. 
Na ação, quatro crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos, enquanto, outras 5 crianças foram feridas, uma delas, em estado grave. Não se sabe até o momento o número total de feridos na ação.
Na frente da escola, pais se aglomeravam em busca de notícias. Até às 10h, todas as crianças já tinham sido retiradas da creche e estavam com suas famílias.
A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) já confirmou que ficará responsável pela investigação do ataque.
Líderes se posicionam sobre chacina em Blumenau 
Em suas redes sociais, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) lamentou o ataque e disse que determinou a ação das forças de segurança e se solidarizou. “É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”, escreveu Mello no Twitter. O presidente Lula (PT) também se manifestou, dizendo que “não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos”. Lula ainda disse que “uma tragédia como essa é inaceitável”, classificando como um “ato absurdo de ódio e covardia”.
Aulas canceladas na rede municipal
Por conta do ataque à creche Cantinho Bom Pastor, a prefeitura de Blumenau decidiu cancelar as aulas nesta quarta (5) e quinta-feira (6). Na sexta-feira, por ser feriado, já não haveria dia letivo. A Secretaria de Educação deve se reunir à tarde para definir sobre a continuidade das aulas na próxima semana. Além disso, o município decretou luto oficial de 30 dias.
Professora trancou crianças no banheiro
Uma professora de maternal da creche em Blumenau que foi atacada na manhã desta quarta-feira (5) relatou que trancou os bebês no banheiro ao saber da invasão.
Segundo Simone Aparecida Camargo, ela estava com os pequenos, os preparando para ir até o pátio, como de costume, para tomar banho de sol. Em seguida, a parceira de sala dela chegou correndo e pediu para que fechasse a janela.
— Aí já vieram bater na porta, dizendo que ele entrou matando. Ele foi no parque para matar. A turma do pré estava toda lá fazendo uma roda de conversa e ele invadiu — disse Simone.
Hospital emite nota em relação a crianças feridas 
Em nota, o Hospital Santo Antônio disse que recebeu quatro crianças feridas, sendo dois meninos e duas meninas. Os quatro estão em observação, passando por suturas devido aos ferimentos. Já os bombeiros dizem que há apenas três feridos.
Autor de ataque em creche será indiciado por quatro homicídios triplamente qualificados
O homem de 25 anos que realizou ataque à creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau (SC) nesta quarta-feira será indiciado por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídios triplamente qualificados. A informação foi divulgada pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, durante entrevista coletiva. 
O grupo WH Comunicações não irá publicar os nomes do autor e das vítimas do ataque, assim como imagens explícitas do crime. A decisão editorial foi feita em respeito às famílias e ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), também para não compactuar com o protagonismo de criminosos.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: ND +
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...