Geada, temperaturas negativas e dias de sol. É assim que devem ser os próximos dias em Santa Catarina com a chegada da primeira massa de ar seco e frio do ano, que fará com que os termômetros apresentem uma queda brusca em boa parte do Estado a partir desta quarta-feira (19).
Segundo a Defesa Civil, a mudança ocorre por conta da chegada de uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar. Isto fará com que o tempo fique firme, sem a presença de chuva, na maioria das regiões — do Extremo-Oeste ao Litoral Sul há chance de chuviscos isolados por conta de um ciclone extratropical no litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, de acordo com a Epagri/Ciram.
A chegada da massa de ar frio também vai impactar diretamente nas temperaturas. Ainda segundo a Defesa Civil, nas áreas altas do Planalto Norte, Serra e Meio-Oeste, a mínima pode apresentar valores negativas. Já nas outras regiões, os termômetros podem ficar próximos aos 10ºC.Porém, de acordo com o Epagri, o frio terá início durante a noite de quarta-feira, que é o período em que a massa irá se estabelecer, se estendo para quinta-feira.
— A madrugada mais fria deverá ser na sexta quando na Serra se aproxima de 0°C - um pouco pra cima, um pouco pra baixo — complementa Puchalski.Esta mudança no tempo dá condição para a formação de geada, desde o Extremo-Oeste até os planaltos. Também é há chances do fenômeno no Alto Vale do Itajaí e na área serrana da Grande Florianópolis.
Por conta do frio, há alerta para risco alto de ocorrências relacionadas ao frio em regiões da Serra, Planalto Norte, Meio-Oeste e Alto vale do Itajaí.Vai nevar?
Com a chegada do frio, muitos turistas se questionam: vai nevar? No entanto, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, não há chances de neve durante a passagem dessa frente fria.
A neve é um fenômeno bastante comum em Santa Catarina. Isso acontece devido ao clima subtropical na região e também ao avanço da massa de ar polar que costuma acontecer nas estações mais frias do ano. Ela ocorre quando há a combinação entre o frio intenso com a umidade.
Defesa Civil recomenda:
- Tenha atenção com a população mais vulnerável: as crianças, os idosos, os doentes e pessoas em situação de rua;
- Beba bastante água e se agasalhe bem;
- Evite locais fechados e com aglomeração e mantenha as mãos higienizadas.
- Cuidados com cães, conforme orientação dos bombeiros:
- Se o cachorro não for muito peludo, coloque uma roupa nele, desde que ele adapte bem. O tecido deve ser macio. Se o cão não aceitar, não insista;
- Também é possível usar uma coberta própria para cães. Colocá-la no local onde o animal dorme ou passa boa parte do tempo, como na casinha;
- Não deixe o cão sozinho perto de lareiras e aquecedores. Tenha uma barreira, especialmente se o animal for um filhote. Isso evita que ele se machuque em um acidente.