O volume das atividades ligadas ao turismo catarinense avançou 20,1% nos dois primeiros meses de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é o segundo melhor entre as 27 unidades da federação, conforme a Pesquisa Mensal dos Serviços do IBGE divulgada nesta quinta-feira (27).
Depois da alta de 3,1% em janeiro nos serviços turísticos, houve queda de 2,4% em fevereiro. Apesar disso, o setor segue 7,6% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.
Dados da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), com base nos cadastros da Junta Comercial do Estado (Jucesc), também mostram o avanço do setor nos dois primeiros meses do ano. Foram abertas 6.382 empresas turísticas em janeiro e fevereiro, o maior número da série iniciada em 2019.
Volume dos serviços cresce 1% em fevereiro
Em relação ao volume total de serviços, a pesquisa do IBGE mostrou alta de 1% em fevereiro frente a janeiro, seguindo o resultado nacional. Na comparação com fevereiro de 2022, o índice catarinense teve crescimento de 9,7%.
Os serviços prestados às famílias lideram entre as atividades, com alta de 25,7% frente a 2022. Informação e comunicação também teve destaque, com alta de 15,9%.Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio cresceram 6,3%, e Serviços profissionais, administrativos e complementares ficaram estáveis.