SAÚDE & BEM ESTAR - 28/04/2023 15:34

Aumento de casos da doença mão-pé-boca gera alerta

Causada por um vírus, ela provoca pequenas bolhas pelo corpo e é mais frequente em crianças, principalmente as menores de 5 anos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A pediatra Daniela Billling Tonetto destaca sobre a atenção para os sintomas e se necessário o auxílio médico
A doença mão-pé-boca é comum na infância, principalmente entre crianças com menos de 5 anos. Diante do crescente número de casos, procuramos um profissional para saber mais sobre essa doença infantil. Em entrevista para O Líder, a pediatra Daniela Billling Tonetto explica:
O QUE É?
A doença mão-pé-boca é causado por um vírus da família dos enterovírus que é o Coxsackie e temos diversos Coxsackie que podem causar. Ela começa acometendo o paciente com lesões vesiculares na boca, pode dar na língua, no palato, na região externa, região glútea e palmas e plantas dos pés especialmente. É uma doença que requer um cuidado principalmente em relação às complicações, porque é uma doença benigna na grande maioria dos casos, que não requer nenhuma intervenção a não ser uso de sintomáticos pontualmente. Alguns pacientes são mais sujeitos a complicações principalmente os pacientes menores de cinco anos.
O CONTÁGIO:
É uma doença contagiosa, a contaminação dela é fecal oral ou através da respiração. Então isso requer um cuidado maior do cuidador, porque às vezes nas trocas de fraldas pode ocorrer essa contaminação. Até mesmo na limpeza de superfícies, porque a criança acaba colocando a mão, passando na boca, no nariz, e consequentemente contaminando o ambiente. Então requer um cuidado específico de limpeza e de cuidado redobrado com a troca de fralda e convívio em especial com outras crianças. 
SINTOMAS:
Essa é uma doença que tem um período de encubação de cerca de cinco dias. Então quando essa criança tiver o contato com alguém que tem doença mão-pé-boca, ela vai levar em torno de cinco dias para desenvolver os sintomas da doença. Quando desenvolver a doença, ela vai ficar em torno de uma semana com os sintomas, que são as vesículas, febre, pode ter uma dificuldade importante de comer, então isso é um cuidado que a gente tem por conta das lesões. Esse nome mão-pé-boca é característico principalmente dos locais que a doença acomete, porque os locais predominantes são realmente a região da boca, a palma da mão e a planta do dos pés. Os pacientes que são imunocomprometidos, que tem imunidade baixa ou os predominantemente menores de dois anos, eles tendem e podem fazer uma forma mais grave da doença, que aí vai acometer também região extensora de joelhos, cotovelos e pode ser uma doença um pouco mais grave, até com os sintomas sistêmicos. Mas no geral é uma doença que acomete na grande maioria dos casos, mão, pé e boca.
TRATAMENTO:
Na grande maioria dos casos quando a doença é benigna o tratamento se dá com remédio sintomáticos. Tratando a questão da dor, da febre, usando algum medicamento específico se necessitar para região da cavidade oral e da boca para a criança comer um pouco melhor, e não ocorrer a desidratação. Em alguns casos pode ocorrer alguma contaminação secundária de bactéria sendo necessário usar algum antibiótico associado, mas isso é minoria dos casos. A grande maioria passa bem com sintomáticos pelo período de uma semana. 

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Deise Bach/Rádio Líder/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...