O Cooperativismo avançou muito nos últimos anos e frente a esse crescimento, o Banco Central do Brasil vem adotando medidas voltadas a aperfeiçoar e fortalecer o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), dentre as determinações, a implementação de Política de Sucessão, que visa orientar sobre a disponibilização de mecanismos de governança voltadas a instituições financeiras, por meio da resolução 4.538 de 2016.
Com base nessa determinação do Banco Central, modelos de excelência em gestão e preceitos de ESG, o Sicoob São Miguel implementou em 2019 seu plano de sucessão, com diretrizes alinhadas às boas práticas de governança e com objetivo de zelar pela transparência e sustentabilidade dos processos decisórios, garantindo a sucessão estratégica e a continuidade dos negócios.
Kenno destaca que após 40 anos de história no cooperativismo, encerra sua carreira com a plena sensação de dever cumprido, “é um ciclo que se encerra, planejei muito esse momento, o qual foi postergado por duas vezes em razão do meu projeto de vida. Sou grato por tudo que vivi no cooperativismo e no Sicoob tenho uma gratidão especial ao presidente Edemar Fronchetti, que foi quem me convidou para vir para o Sicoob há 15 anos atrás. Sempre dei o melhor de mim, por isso o sentimento é de dever cumprido, vejo que agora é hora de aproveitar o que construí, curtir a vida com minha família”.
Vanderlei Rossatto, iniciou sua carreira no Sicoob em 2003 e ao longo do tempo desempenhou diferentes funções na cooperativa, dentre elas, a gestão da agência centro em São Miguel do Oeste/SC, possui formação em Ciências Contábeis, com especialização em Gestão Financeira e Controladoria, além de MBA em Cooperativas de Crédito. Há mais de 1 ano acompanha as atividades da alta gestão, conforme previsto no processo sucessório.
Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel destaca o a importância do trabalho de Kenno na história da cooperativa, “O novo modelo de governança, com a implantação da Diretoria Executiva, foi estruturado com uma atuação muito ativa e fundamental do Kenno. Sua trajetória é marcada de importantes contribuições, encerramos um vínculo profissional e seguimos com a amizade de longa data que o cooperativismo nos propiciou. Desejamos tudo de melhor para ele e sua família”, enaltece.