

O estudante de medicina Iago Nathan Simon Petry, de 19 anos, natural de Maravilha, foi selecionado para um programa de observação (observership) em neurocirurgia no Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), em Boston, nos Estados Unidos. O hospital é uma das principais instituições afiliadas à renomada Harvard Medical School.
Cursando o 6º semestre de Medicina, Iago se torna o primeiro catarinense a conquistar uma vaga nessa área específica no centro médico norte-americano. Durante o período em Boston, ele acompanhará procedimentos, pesquisas e discussões clínicas sob a mentoria do Dr. Christopher S. Ogilvy, referência mundial em neurocirurgia vascular.
Entre os temas de destaque na vivência internacional, estão os estudos sobre tratamento de aneurismas cerebrais, especialmente o uso de coils — dispositivos que ajudam a prevenir hemorragias e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) em pacientes com a condição.
A conquista de Iago é vista como um marco não apenas pessoal, mas também como inspiração para jovens da área da saúde em todo o país, reforçando o potencial de talentos vindos do interior de Santa Catarina.