Santa Catarina pode enfrentar dias de chuva forte nos próximos três meses, além de veranicos, frio pouco duradouro e a atuação do fenômeno El Niño. O órgão afirmou ainda não descartar eventos extremos, portanto o tempo no próximo trimestre será de “muita incerteza” no Estado.
Conforme a previsão do tempo, em maio a chuva deve ficar próxima e acima da média no Sul do Estado e no litoral catarinense.
Em relação a junho e julho, a Defesa Civil diz que não se descarta a ocorrência de eventos extremos e a possibilidade de um evento do El Niño entre junho e julho.
A Defesa explica ainda que no momento a temperatura da água – fator determinante para que o El Niño ocorra – está neutra. No entanto, a previsão indica um aquecimento ao longo do próximo trimestre, o que consolidaria a possibilidade de atuação do fenômeno.Veranicos e frio pouco duradouro
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o frio, quando vier, não será duradouro. Conforme a previsão do tempo, o trimestre será inclusive, mais quente do que o normal. O período deve ser marcado por veranicos.Mesmo assim, a pasta alerta que pode ser que Santa Catarina tenha eventos de frio intenso, mas que em poucos dias as temperaturas voltam a subir.