TURISMO&EDUCAÇÃO - 30/04/2023 12:11

Alunos de Chapecó visitam a trifronteira, conhecem pontos turísticos e históricos e promovem interação

Grupo conheceu a EEB Dr. Theodureto, a sede da Ascoagrin, o Marco das 8 Fronteiras, o Lago Internacional da Trifronteira e Bernardo de Irigoyen
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Alunos de Chapecó na trifroteira
Um grupo de mais de 60 estudantes do Ensino Médio, da EEB Professora Zitta Flach, de Chapecó, acompanhados pela diretora, Keila Dillmann, e três professoras do educandário, esteve na trifronteira, na quinta-feira, 27 de abril.  
A viagem de estudos à trifronteira teve por objetivo conhecer uma escola com a mesma estrutura que a EEB Professora Zitta Flach, no caso a EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira, interagir com outros estudantes do Ensino Médio, conhecer pontos peculiares e turísticos, e um pouco da história da trifronteira.
Pela manhã, a comitiva chapecoense participou de atividades na EEB Dr. Theodureto.
Às 13h30, após o almoço, o grupo foi recebido por Luiz Carlos Gnoatto, Assessor de Comunicação da Ascoagrin – Associação Empresarial da Fronteira, no Marco da 8 Fronteiras, ao lado da sede da Ascoagrin.
No local, Gnoatto falou de aspectos significativos, e até curiosos, sobre a história da demarcação da fronteira entre Brasil e Argentina, especialmente a “Questão de Palmas” e o Laudo Arbitral, de 5 de fevereiro de 1895, emitido pelo então presidente dos EUA, Grover Cleveland, confirmando que a divisa entre os dois países, aqui na região, era como estava e não como o governo Argentino reivindicava, além de outros fatos curiosos da história da trifronteira, como o “rolar das águas” e a definição de fronteiras entre Santa Catarina e Paraná.
Também citou que a Ascoagrin é uma associação comercial de referência e diferenciada, por agregar empresas de três municípios, Dionísio Cerqueira-SC, Barracão-PR e Bom Jesus do Sul-PR, e estar filiada à duas federações de associações empresarias, a FACISC, de Santa Catarina e a FACIAP, do Paraná. 
Após, Luiz Carlos acompanhou os estudantes e professoras para conhecer o Lago Internacional da Trifronteira e Bernardo de Irigoyen.
A professora Keila Dillmann, diretora da EEB Professora Zitta Flach, ressaltou que a viagem de estudos a Dionísio Cerqueira/Bernardo de Irigoyen foi um sucesso e os estudantes gostaram muito do evento. 
“Os estudantes puderam, não só conhecer uma escola com a mesma estrutura que a nossa, a EEB Dr. Theodureto, mas interagir com outros estudantes do Ensino Médio. Conhecemos fatos históricos da demarcação de fronteiras e o Marco das 8 Fronteiras, com Luiz Carlos Gnoatto, que depois nos acompanhou ao Logo Internacional da Trifronteira e às compras em Bernardo de Irigoyen, na Argentina, onde os estudantes entram em contato com a cultura, economia e língua do país vizinho”, afirmou a diretora. 
Ela explicou que a viagem foi organizada a partir da verba recebida do FNDE, destinada ao NEM - Novo Ensino Médio. 
“Direção e professores organizaram um projeto de viagem, no qual poderiam contemplar, além da parte de estudos, o laser, a cultura e a parte da economia. Como os estudantes tem agora no currículo o Espanhol, a viagem foi uma maneira, também, de oportunizar o contato com essa língua” concluiu Keila Dillmann.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...