A última semana que antecede a data comemorativa sempre é a mais procurada pelos consumidores para realizar a compra dos presentes, como aponta a pesquisa de intenção de compra realizada pela federação em sete municípios do Estado.
A pesquisa constatou que os filhos se mostraram mais intencionados em comprar presentes de valor mais alto do que as filhas. Neste ano, a expectativa de gasto médio está estimada em R$ 211,33 – o maior valor em termos nominais da série histórica e alta de 7,5% diante do ano anterior.
“Apesar disso, percebemos que ainda não nos recuperamos plenamente se compararmos com os valores antes da pandemia. Quando olhamos para 2018 e 2019, observamos que há uma brecha a ser suprida para os próximos anos”, avalia Pontes.
Roupas, cosméticos e calçados lideram escolhas
Para realizar as compras, seis em cada dez pretendem garantir os presentes no comércio de rua. Em segundo lugar, estão os shoppings centers, com 16,4% e a internet, com 13,5%. Já na hora de escolher o local de compra, os consumidores levam em consideração preço, o atendimento e a qualidade do produto.
É o caso da psicóloga Joice Kroth, que escolheu esta quinta-feira (11) para comprar o presente para a sua mãe Glacy, de 75 anos. “Eu já estava aqui para resolver outras coisas e aproveitei para comprar o presente para minha mãe”, conta.
Segundo a pesquisa, as roupas lideram a lista de preferências, com 32%, seguido de perfumes/cosméticos, 14,8% e calçados e bolsas, com 13,6%.