As Audiências Públicas realizadas em Xaxim e São Miguel do Oeste, na quinta (11) e sexta-feira (12), debateram soluções para a expansão da rede trifásica rural no Oeste de Santa Catarina.
"Dentro deste debate, será feito um projeto de encaminhamento junto ao governo do Estado de Santa Catarina", afirma o presidente da Assembleia de Santa Catarina (Alesc), e também proponente da audiência pública, o deputado Mauro De Nadal.
Vários municípios são atendidos com energia através de cooperativas e, assim, estão fora deste projeto de ampliação que o governo lançou. Com isso, será necessário encontrar alternativas para contemplar estas cooperativas e agricultores.
De acordo com o presidente Mauro, neste caso, pode-se trabalhar outras duas situações para a expansão da rede trifásica nestes municípios.
"Podemos trabalhar uma espécie de incentivo fiscal, através do ICMS, junto ao governo do Estado, e também, podemos ter um projeto que seja direcionado ao agricultor e não às concessionárias, empresas que operam a energia nestes municípios. É uma outra forma de auxiliar o agricultor e permitir que ele, por conta própria, faça este investimento do trifásico rural na sua prioridade e receba uma participação do governo do Estado de Santa Catarina", explica De Nadal.
Serão também realizadas audiências em Joaçaba e Curitibanos, ainda com datas a serem definidas. Finalizados os quatro encontros, o tema será levado para debate no grupo da Bancada do Oeste, que é composta por 11 deputados da região Oeste catarinense.