Três crianças e um bebê de 11 meses foram resgatados com vida nesta quarta-feira (17) na Amazônia colombiana, onde estavam perdidos sozinhos desde a queda de um avião do qual eram passageiros no último dia 1º de maio. O acidente matou a mãe deles e outros dois adultos também tripulantes.
O resgate foi celebrado pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que confirmou a informação em publicação no Twitter no início da noite. "Uma alegria para o país", escreveu. Não foram divulgados detalhes do estado de saúde das crianças.
As três maiores têm 13, nove e quatro anos de idade e, tal como o bebê, são indígenas da etnia uitoto. Elas estavam perdidas na região de Guaviare e eram buscadas desde o sumiço do avião pela "Operação Esperança".As Forças Armadas colombianas, à frente das buscas em mata fechada e sob intensas chuvas, divulgaram que a orientação de um cachorro, de nome Ulises, ajudou a encontrar um abrigo improvisado, o que sinalizou a presença das crianças resgatadas.
Segundo o jornal El Colombiano, os militares encontraram primeiro as vítimas fatais do acidente, junto aos destroços do avião. No mesmo local, havia restos de frutas aparentemente consumidas há poucos dias. As buscas se seguiram então, até que as crianças foram encontradas a cerca de quatro quilômetros do local da queda.